TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo: Conhecimento de ergonomia e desordens osteo musculares entre estudantes de Odontologia

Por:   •  29/5/2018  •  Monografia  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha  Artigo:

           Conhecimento de ergonomia e desordens osteomusculares entre estudantes de Odontologia.

        Estudo realizado na Associação Cararuense de Ensino Superior (ASCES) Caruaru/PE, publicado na Revista Federal de Odontologia de Passo Fundo, Vol. 19, número 3 de 2014.

        Trata-se de um estudo transversal censitário, com uma análise estatístico descritivo e inferencial, tendo como pulação 164 graduandos de odontologia do segundo ao quinto anos, utilizou-se como alicerce do estudo, o tema ergonomia, focando o grau de conhecimento e a presença de possíveis complicações osteomusculares apresentadas por esses alunos.

        Definiu ergonomia como o estudo da relação entre o homem e os seus meios, métodos e seu ambiente de trabalho, sendo a ciência que aplica teoria, princípios, dados e métodos para compreensão de produtos e sistemas de trabalho, com o intuito de aperfeiçoar a segurança e o bem estar humano, além do desempenho dos sistemas, justificando este trabalho, pautado, pelo apontamento de estudos anteriores, que evidenciaram um alto índice de prevalência de lesões musculoesqueléticas ligadas ao exercícios laboral da classe profissional dos cirurgiões destistas, enfatizando a importância da disseminação do conhecimento do assunto, entre os graduandos de odontologia.

Constatou-se que a grande maioria aproximadamente 88%, souberam parcialmente definir ergonomia, assim como aproximadamente 55% destacaram os problemas osteomusculares e 49% as  Lesões Esforços Repetitivos LER, como doenças ocupacionais.

Ao serem indagados sobre as medidas preventivas utilizadas, apenas 45% responderam que ás vezes faziam, sendo o alongamento a atitude mais realizada, feito por 53% dos alunos.

Destacou-se também, as regiões da parte superior das costa 46,3%, inferior das costas 40,2% e pescoço 40,2%, como sendo as mais comuns de relatos de sintomas osteomusculares apresentados por esses alunos.

        Observou-se um conhecimento deficitário por parte dos granduandos, sobre o tema central, refletindo uma realidade emergente da falta de formação acadêmica, propiciando o surgimento desses disturbios osteomusculares, comprometendo o exercicio profissional e sua qualidade de vida.

Crítica

        De acordo com a análise do resultados encontrados, onde os alunos ainda em processo de formação apresentarem um alto índice de sintomatologia dolorosa e disturbios osteomusculares, cabe aos educadores e instituição, disseminar a prática de atividades ergonômicas educativas nas clínicas odontológicas, fazendo-se conhecer e praticar as normas e diretrizes ergonômicas durante o exercício nas clínicas, assim como, alongamentos intercalados ao atendimento, intervenções e ajustes nas invariabilidades posturais dos discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com