TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

ESTADO DO TOCANTINS

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PALMAS

CLAITON MARCELINO PINTO

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

PALMAS - TO

2015

CLAITON MARCELINO PINTO

        

Atividade no Portfólio

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Bases Fisiológicas do Movimento Humano, como parte da avaliação referente ao primeiro semestre de 2015.

Profesor(a): Euripedes Barsanulfo G. Gomide

        

PALMAS - TO

2015

Atividade no Portfólio: Bases Fisiológicas do Movimento Humano – 3ª Semana

1) As experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães foram realizadas por quem? Em qual ano? Quais os americanos que também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano? O que essas experiências têm a ver com o nosso cotidiano? 

As experiências com o calorímetro em cães foram realizadas por Rubner em 1894. Outros americanos pesquisadores foram Atwater e Benedict. Tais experiências foram de suma importância para determinar os valores energéticos dos carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos ingeridos. Também foram importantes para determinar o gasto calórico durante a prática de atividades físicas ou mesmo durante o repouso.

2) Quais as seis formas de energia? A energia mecânica pode ser utilizada para realizar trabalho? De acordo com o estudo da unidade, que tipo de trabalho pode ser realizado? 

São elas: Nuclear, Térmica, Luminosa, Química, Mecânica e Elétrica. A energia mecânica, que pode ter sido gerada pela energia química extraída a partir dos alimentos que ingerimos, é utilizada para produzir nossos movimentos ou mesmo o trabalho de nossos órgãos internos (ex: coração, pulmão).

3) Elabore uma síntese com as suas palavras sobre o ciclo energético biológico.

O ciclo energético biológico é um processo de transformação de energia a partir do meio externo (energia solar), que é absorvida pela terra, passando para os vegetais e depois para os animais que comem esses vegetais e para os seres humanos que se alimentam dos vegetais e animais. A transformação dos alimentos ingeridos (carboidratos, gorduras e proteínas) em energia (ATP), ocorre mediante presença do oxigênio absorvido do meio externo, assim, realizando a respiração e garantindo o funcionamento dos nossos órgão e produção de nossos movimentos.

4) Os nutrientes que nós ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir qual composto?

O Adenosina Trifosfato (ATP), que é uma ligação de adenosina (adenina mais ribose) com três grupos de fosfatos.

5) Quais as vias que produzem energia para formar o ATP novamente? Explique, resumidamente, cada uma com as suas palavras. 

  • Sistema Anaeróbio Alático: é um sistema de energia rápida, onde a liberação da energia ocorre após a creatina se desligar do fosfato.  A fosfocreatina encontra-se armazenada nos músculos. As atividades físicas que utilizam esse sistema são os de força e velocidade, como a corrida de 100 metros, levantamentos de peso e saltos.
  •  Sistema Anaeróbio Lático: é um sistema de produção de energia a partir da glicose (sangue) ou o glicogênio (músculos e fígado), sem a presença de oxigênio, assim, resultando na formação do ácido lático. O processo de produção energética não é tão rápido, mas fornece energia por um período um pouco maior de tempo. Exemplo de atividades: corridas de 400 metros e provas de natação de 100 metros.
  • Sistema Aeróbico: é um sistema de produção de energia a partir da oxidação da glicose, glicogênio, ácidos graxos e proteínas, especialmente a partir da glicose e ácidos graxos. O processo de produção é um pouco mais lento, mas o fornecimento energético é de maior duração, o que permite praticar atividades físicas mais longas, como a maratona, travessias no mar (natação), provas longas de ciclismo.

6) Quais as demandas energéticas no repouso? 

Durante o repouso a produção energética se dá quase que 100% aeróbica, onde 65%, desta produção se dá a partir dos gorduras e os outros 35% de carboidratos.

7) Segundo Hill (1999), qual a contribuição de energia para o sexo masculino e para o sexo feminino, nos 400, 800 e 1.500 metros?

       400m

800m

       1.500m

Homens

63%

39%

20%

Mulheres

62%

33%

17%

8) Defina o que é oxigênio de recuperação. 

Após a realização do exercício físico consumimos uma grande quantidade de oxigênio para nos recuperarmos, e este, é chamado de oxigênio de recuperação.

9) Os componentes rápido e lento de recuperação são utilizados com quais finalidades?

Componente rápido de recuperação: consumo de oxigênio necessário para suprir as necessidades de energia após o término do exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com