TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Teórica Piagetiana

Por:   •  13/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho se trata da abordagem teórica Piagetiana. Nascido em 1986, o Suíço Jean Piaget foi um grande estudioso contemporâneo, estudou Filosofia, Ciências Naturais, mas dedicou-se a buscar a compreensão da gênese do conhecimento humano sendo um dos mais importantes teóricos do desenvolvimento infantil atualmente. Piaget faleceu aos 84 anos.

DESENVOLVIMENTO

O centro dos conhecimentos de Jean Piaget é o desenvolvimento do conhecimento, se preocupando principalmente com a questão de como o ser humano elabora seus conhecimentos sobre a realidade. Segundo Piaget o desenvolvimento do conhecimento se da através da constante e dinâmica busca pelo equilíbrio.

Por meio dos processos de acomodação e assimilação, o individuo incorpora a si elementos que pertencem ao meio. A acomodação é o processo de modificação que acontece nas estruturas de pensamento do individuo. Já a assimilação, para Piaget é o processo de incorporação, ou seja, as coisas e os fatos do meio são inseridos em um sistema de relações e passam a ter significados para o sujeito.

Piaget definiu o esquema infantil por etapas, numa sequencia invariável, linear, e irreversível. As etapas ou estágios do desenvolvimento são: sensório-motora, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

• Período da inteligência sensório motora:

O desenvolvimento inicia a partir dos reflexos que acontecem desde seu nascimento até os dois anos de idade aproximadamente. A criança age sobre o mundo de forma não intencional chupando o dedo, com reflexos e sons. Com o avançar dos dias, vai aprimorando as explorações os objetos. A consciência da criança vai se expandindo lentamente, a mão agarra, traz o objeto ate a boca, joga no chão, puxa, empurra, e as descobertas vão acontecendo casualmente. No final dessa fase a criança já é capaz de imaginar ações ou fatos sem pratica-los efetivamente.

• Estagio da representação pré-operatória:

Dos dois anos a ate aos sete anos de idade a criança se torna capaz de tratar os objetos como símbolos. Adquiri condições para desenvolver a linguagem e ampliar o conhecimento sobre o mundo. Ela ainda não é capaz de se colocar no lugar do outro nem avaliar seus próprios pensamentos.

• Estágio das operações concretas:

Acontece dos sete anos ate aos onze anos de idade aproximadamente, nesta fase a criança desenvolve ações mentais voltadas para constatação e a explicação, a classificação e a seriação. É capaz de compreender o ponto de vista de outra pessoa e pensar de forma logica.

• Estagio das operações Formais:

O último dos estágios acontece dos onze anos até a fase adulta. A partir do 11 anos já é considerada a fase da adolescência onde o individuo é capaz de pensar, refletir criticamente sobre o mundo que o cerca. Pode antecipar acontecimentos futuros, vislumbrar possibilidades e pensar sobre seus próprios pensamentos, conceitos, ideias, e ações.

Para Piaget, entende-se que a aprendizagem esta subordinada à maturação biológica, ou seja, o individuo aprende na medida em que se desenvolve. Entendendo que o desenvolvimento e a aprendizagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com