TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia Humana

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 6

GISELE MONTEIRO DOS SANTOS – RA 8018832

Educação Física Licenciatura

ANATOMIA HUMANA

Prof. Me. Edson Donizetti Verri

Centro Universitário Claretiano

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

2016

  1. Descreva posição anatômica. E qual é a sua importância para a sua atuação profissional em sua área?

R = O corpo deve estar em pé, em posição bípede, com a cabeça e os olhos voltados para frente, com membros superiores ao lado do corpo e as palmas das mãos para frente, os membros inferiores unidos e os pés também dirigidos para frente o corpo poderá estar deitado sobre a mesa. A sua importância na área de Educação Física é muito importante para compreender quais atividades desenvolver sem causar danos ao corpo humano.

  1. Citar as regiões que formam o corpo humano?

R = Cabeça, tronco e membros.

  1. Explique os planos de secção mediano ou sagital, plano frontal ou coronal e plano transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes plano de secção? Qual é a importância destes termos de relação para sua atuação profissional?

R = Plano mediano divide o corpo em duas metades iguais (direita e esquerda), plano sagital são planos verticais que passa através do corpo, paralelos ao plano mediano, já o plano frontal ou coronal são planos verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano dividindo em partes anterior (frente) e posterior (de trás) e o plano transversal divide o corpo nas partes superior (cranial) e inferior (caudal) esse plano passa paralelamente aos planos cranial e caudal.

E através dos planos nos podemos aprender mais por partes o funcionamento do corpo humano.

  1. Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação quanto ao seu tipo?

R = Membro superior composto por braço e só tem um osso o úmero, antebraço tem dois ossos o radio e o cúbito e a mão com vários ossos, ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Membro inferior composto por coxa e só tem um osso o fêmur, a perna tem dois ossos a tíbia e fíbula, os pés pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. Os ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares.

  1. Descreva o que é uma juntura sinovial. Citar os elementos básicos desta juntura.

R = São superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. Permitem amplo movimento e, as suas células interiores (situadas dentro da articulação) produzem o líquido sinovial, responsável pela lubrificação e absorção do impacto.

  1. De a classificação morfológica das articulações do ombro, punho e joelho. Qual é a sua importância para sua atuação profissional?

R = Ombro articulação esferoide que possui o movimento briaxial , ou seja por conta da sua característica apresentando três graus de liberdade. A articulação do punho apresentada movimentos  por dois graus de liberdade chamado biaxial. A articulação do joelho também é classificada biaxial por conta dos movimentos de rotação em flexão.

Sua importância para que podemos  a desenvolver os movimentos corretos para a pratica de esportes.

  1. Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual importância destes tecidos?

R = Temos tecido muscular estriado esquelético que não é capaz de contrair-se involuntariamente e é encontrado ligado aos ossos, tecido muscular estriado cardíaco que apresenta capacidade de contrair-se involuntariamente e é encontrado exclusivamente no coração e o tecido muscular não estriado que apresenta contração involuntária e é encontrado nas vísceras, tais como intestino, estômago e útero.

  1. Quais sãos os componentes anatômicos do musculo esquelético?

R = Os componentes anatômicos dos músculos esqueléticos são os tendões, aponeuroses, ventres musculares, bainhas tendíneas e bolsas sinoviais.

  1. Classifique estes músculos quanto à forma e sua origem.

R = Músculos longos estão encontrados nos membros, os mais superficiais são os mais longos podendo passar duas ou mais articulações. Músculos Curtos encontram-se nas articulações cujos movimentos têm pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização. Músculos largos sua forma caracteriza por serem laminares. Não encontrados nas paredes das grandes cavidades.

  1. Identifique os órgãos que formam o sistema circulatório e qual sua importância destes órgãos?

R = Principais órgãos que formam o sistema respiratório é o coração, vasos capilares e o sangue. O coração é principal órgão desse sistema, que bombeia o sangue, de forma que ele possa chegar até as extremidades do corpo e voltar para o coração. O sangue, material transportado pelo sistema circulatório, sai do coração carregado de oxigênio, passa pelas artérias, veias e capilares, pelo pulmão e então retorna para o coração.

  1. Quais são os grandes vasos da base do coração?

R = Veia cava superior, veia braquiocefálica direita, veia braquiocefálica esquerda, veia cava inferior, veias pulmonares, artéria pulmonar direita, artéria pulmonar esquerda, artéria aorta, aorta ascendente, artéria coronária direita, artéria coronária esquerda, arco aórtico.

  1. Explique a grande circulação ou circulação sistêmica (inicio, termino, quais artérias e veias fazem parte dessa circulação e qual o tipo de sangue que esta passando por estes vasos – venoso ou artéria).

R = A grande circulação ou circulação sistêmica é o caminho do sangue percorre saindo do coração ate as demais células do corpo e fazendo caminho de volta ao coração, ela se inicia na aorta seguindo por seus ramos arteriais e na sequência pelas arteríolas sistêmicas, capilares sistêmicos, vênulas sistêmicas e veias sistêmicas, estas se unindo em dois grandes troncos, a veia cava inferior e a veia cava superior. Ambas desaguam no átrio direito do coração. Sua primeira porção transporta sangue arterial. Nos capilares sistêmicos o sangue perde oxigênio para os tecidos e aumenta seu teor de gás carbônico, passando a sangue venoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com