TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia Humana

Por:   •  6/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROJETO 2º SEMESTRE

ANATOMIA HUMANA

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

YAGO ANTONIO DE SOUZA – RA 2015007

RIO CLARO, 29 DE SETEMBRO DE 2020.

Tema

A importância da atividade física para a prevenção, manutenção e recuperação infarto agudo no miocárdio.

Atualmente sabemos que uma das principais causas de mortes no mundo é decorrente de infartos, decorrente do cotidiano da população e um esquecimento do beneficio da atividade física.

A isquemia miocárdica é o inicio para o desenvolvimento do infarto agudo do miocárdio, que nada mais é do que um desequilíbrio entre oferta e demanda de oxigênio. Na maioria das vezes isso acontece por uma doença arterial coronária.

Baseado em estudos a modificação do estilo de vida é essencial para todos os indivíduos, de ambos os sexos e todas as idades, realizar atividade física deve estar entre as prioridades na prevenção de doenças coronárias.

Diversos estudos já demonstraram benefícios nas atividades físicas na redução do risco de doenças coronárias, O sedentarismo é o fator de risco independente para infarto agudo no miocárdio e está diretamente relacionado a níveis baixos de colesterol HDL, aumento de peso, aumento de pressão sanguínea e também de alguns fatores de coagulação.

Objetivos

Podemos notar no histórico das pessoas que sofrem ou já sofreram com doenças cardiovasculares que na grande maioria elas não tinham uma rotina saudável e também com rotinas de treinamentos, com tudo isso é um dos principais fatores de risco.

Baseado em estudos, a inatividade física já se posiciona na quarta posição de fator de risco na mortalidade mundial, um estudo em 2011, 31% dos adultos foram classificados como fisicamente inativos pela Organização Mundial de Saúde.

Na literatura temos duas definições, atividade física (AF) e exercício físico (EF). AF pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pela contração muscular que resulte num gasto energético acima do nível de repouso, e a AF não deve ser confundida com a EF, porque todo EF pode ser considerado AF, mas as apenas algumas formas especificas de AF podem ser consideradas EF. Porque o EF é um conceito menos abrangente definido por movimentos corporais planejados, organizados e repetidos com o objetivo de manter ou melhorar um ou mais componente da aptidão física.

A atividade física regular é defendida pela comunidade médica como evidencia epidemiológica substancial para doenças cardiovasculares, Resultados já publicados suportam as evidencias de que melhora o estado clinico, contribuindo com os sintomas da doença, da funcionalidade física, promoção do bem estar psicológico e da qualidade de vida.

Em pessoas com doenças das artérias coronárias, viu-se uma relação inversa entre o nível de atividade física e a probabilidade de ocorrência de enfarte do miocárdio. Foi verificado que o aumento da distancia diária de uma caminhada pode retardar a progressão de lesões ateroscleróticas.

Alguns estudos já realizados mostram que, para as pessoas com doenças cardiovasculares, curiosamente entre 7500 e 10000 passos por dia correspondem a aproximadamente 30 minutos atividade física moderada, que teoricamente é o ideal para uma pessoa não ser considerada inativa, e tem um certo nível de movimento para evitar tais problemas.

De um modo geral cada hora do tempo sedentário por dia esta associada a um aumento de 2% no risco de morte por todas as causas, mas a atividade física parece atenuar esse risco apresentando-se assim como um fator de proteção.

Em relação ao exercício físico em programas de reabilitação cardíaca, ele deve ser considerado um dos vários componentes de um programa multifacetado, cuja finalidade é a redução do risco de morbilidade e mortalidade.

A magnitude dos benefícios esta dependente de uma prescrição do exercício individualizado, sempre ajustada a capacidade funcional e o estado clinico do cliente. É necessário que o estimule tenha dimensão suficiente para provocar adaptações agudas e crônicas, mas que simultaneamente fique abaixo da intensidade a partir da qual pode causar deterioração da função cardíaca.

Em uma pesquisa de campo é bem fácil notar que existem bem pouco profissional especializado nesse tipo de assunto, talvez por vários fatores profissionais assim estejam escassos.

Notei que a maioria procura se especializar em modalidades, atividades concentradas, e de alto desempenho.

Os poucos que entendem os princípios dessa área e dessa doença têm alguns métodos e alguns exercícios para atingir o resultado necessário para esses pacientes.

Um dos mais indicados são os exercícios aeróbicos, porque ele permite adaptações cardiorrespiratórias e neuromusculares que vão permitir que os praticantes consigam manter mais tempo de pratica para uma determinada intensidade de carga, e um desempenho melhorado na atividade física e nas atividades cotidianas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (60.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com