TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia Humana

Por:   •  21/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

Portfólio de Anatomia Humana

Yuri de Sales

Cód. do Aluno: 8026363

1) Anatomia é o estudo do organismo através da dissecação. Anatomia sistêmica, sistemática ou segmentar é o estudo do corpo pelos seus sistemas, seja esquelético, respiratório, digestivo etc...A Anatomia de superfície trabalha com a descrição visual do corpo em estudo sem que haja dissecação. Anatomia funcional é um campo da biologia que estuda a funcionalidade das estruturas anatômicas com foco na movimentação do corpo nas atividades físicas. Anatomia aplicada se refere ao conhecimento anatômico dentro da medicina e seus procedimentos técnicos e rotineiros. Anatomia radiológica como o próprio nome já diz, se baseia na observação anatômica com uso da radiografia, sendo fundamental para diagnósticos mais precisos. E por fim, a anatomia comparada irá desenvolver uma comparação anatômica de diversos organismos com fins evolutivos (parentescos, mudanças de sistemas, etc...).

2) Anatomia no grego significa “cortar em partes”.

3) Na posição anatômica de estudo, o corpo é colocado em uma posição padrão para melhor observação de seus detalhes. No caso, uma das maneiras são: corpo ereto, com face voltada para frente e olhar para horizonte, membros superiores e inferiores estendidos paralelos ao tronco e palmas das mãos e pés apontados para frente.

4) Os quatro planos de secção fundamentais são: Plano Mediano, que dividi o corpo em duas metades iguais (direita e esquerda) de forma longitudinal, ou seja, da cabeça aos pés. Plano sagital passa verticalmente no corpo paralelamente ao plano mediano. Plano frontal ou coronal, são planos verticais perpendicular ao mediano, formando um ângulo reto, criando assim duas metades, anterior e posterior. Plano transversal divide o corpo horizontalmente, separando em duas partes, superior e inferior.

5) Os eixos anatômicos são linhas imaginárias que tem a finalidade de facilitar a compreensão do movimentação do corpo. Eixo antero posterior ou sagital, que liga a parte dorsal a ventral. Eixo longitudinal ou crânio caudal, que vai da cabeça aos pés. Eixo látero lateral ou transversal que une o lado direito ao lado esquerdo.

6) A relação entre os planos de secção e os eixos são para apreciar melhor a compreensão da localização e movimentação quanto a flexão, extensão, hiperextensão, rotação, circundação, adução, abdução, etc.

7) Superior ou Cranial (mais próximo da parte superior do corpo); Inferior ou Caudal (mais próximo da parte inferior do corpo); Anterior ou Ventral (mais próximo do abdomem); Posterior ou Dorsal (mais próximo do dorso); Lateral (Mais distante do plano medial); Medial (mais próximo do plano medial); Intermédio (entre duas estruturas); Superficial ou profundo (o que está mais próximo ou distante da superfície); Proximal ou distal (a parte que está mais distante ou mais próxima  do tronco ou da raiz do membro); Média (esta entre o proximal e o distal); Palmar ou dorsal (face anterior da mão); Plantar ou dorsal (face inferior do pé).

8) Esqueleto é um sistema de sustentação formado por cartilagem e ossos que são órgãos esbranquiçados , duros, fontes de sais e modula óssea. Esqueleto axial é o nome que se dá aos 80 ossos que compõem o crânio, caixa torácica e coluna vertebral, servindo de eixo e daí o nome “axial”. Esqueleto apendicular é todo restante dos 126 ossos dos membros superiores e inferiores além dos elementos de apoio.

9) Tecido ósseo compacto são ossos que na perspectiva macroscópica são maciços, sem a presença de fissuras ou poros em seu interior. Já o tecido ósseo esponjoso é um osso que a olho nu é possível verificar a presença de vários poros ou canais o que faz lembrar um esponja. No meio desses espaços encontramos medula óssea vermelha ou tecido hemocitopoiético (responsável pela formação de novas células sanguíneas.

10) A função do esqueleto é de sustentação do corpo, auxílio na movimentação, armazenamento de gordura e sais, fonte de tecido hemocitopoiético, e sua principal função, a proteção dos órgãos vitais.

11) Ossos longos: são ossos que possuem um comprimento muito superior a largura e espessura. Ex: fêmur, tíbia, rádio, ulna. Ossos curtos: são ossos que tem todas suas dimensões similares. Ex: carpos, tarso. Ossos laminares: ossos largos e compridos com pequena espessura. Ex: Escápula, frontal, parietal.

12) Diáfase é a haste longa do osso (corpo), constitui-se de tecido ósseo compacto. Epífase são as extremidades alargadas do osso, cobertos com cartilagem e se une a um segundo osso através de uma articulação. Canal medular é um canal que se encontra na diáfase, e como o próprio nome diz, é onde tem a medula óssea amarela, conhecido também como tutano.

13) Osso irregular: com formas complexas, esses ossos de quantidade variável, são compostos de osso esponjoso e compacto. Osso pneumático: são ossos ocos com cavidades cheias de ar e revestidos por uma mucosa. Ossos sesamóides: presentes em alguns tendões, variam de tamanho e quantidade dependendo do indivíduo, com excessão das patelas, os outros são bem pequenos, medindo apenas alguns milímetros. Ossos supranumerários: são ossos em excesso, aquilo que foge da normalidade.

14) Juntura sinovial são articulações do tipo mais comum, composto por cápsula articular, cavidade articular, líquido sinovial e membrana sinovial.

15) Ombro (articulação tri-axial): articulação esferoide, ou juntura sinovial esferoide, ocorre onde uma face articular esférica se encaixa em uma depressão ou cavidade de outro osso. Punho (articulação bi-axial): articulação elipsóidea, ou condilar, estrutura convexa de um osso que se articula com um outro osso côncavo. Permiti movimentos para cima e para baixoe de um lado para outro. Joelho (articulação mono-axial): articulação gínglimo, ou juntura sinovial gínglima ocorre devido ao encaixe de uma extremidade óssea convexa com outra côncava. Essa articulação permiti movimentos em um único plano articular, com movimentos angulares de abertura. Essas articulações são fundamentais para que haja os movimentos funcionais presentes no dia a dia de qualquer pessoa, sea para levantar e sentar, pegar laguma coisa, carregar ou até mesmo abrir uma porta.

16) Articulação fibrosa ou sinartrose, são aquelas onde a superfície do osso está praticamente em contato direto, a flexibilidade é quase inexistente e existem 3 tipos: sutura, sindesmose e gonfase. Na articulação cartilaginosa os ossos são unidos por cartilagem, pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações, elas também são chamadas de anfiartroses. Existem 2 tipos: sincondroses e sínfeses.

17) O nosso corpo é formado por 3 tipos de tecidos musculares: Esquelético, liso ou cardíaco. Cada um deles tem suas devidas importâncias. O esquelético, são músculos estriados de contração voluntária, responsáveis pelo movimento do corpo. Músculos lisos são aqueles que encontramos nas paredes dos órgãos internos como intestino, útero, estômago, sendo assim todos de movimento involuntário. Músculo cardíaco, como o próprio nome já fala, é o músculo do coração, de ação involuntária e ritmada. Os músculos possuem várias funções além da movimentação, como por exemplo: estabilização das posições corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro dos órgãos e produção de calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com