TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte do Cruzamento

Por:   •  12/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

NOME DO ALUNO – RA

Liliane Ap. de Oliveira Crepaldi – 802041

Atividade de Portfólio

  1. Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Ciclo de Aprendizagem 2 – 6ª Semana

CPE – Leitura e Estudo

POLO RIO CLARO - SP
2016

NOME DO ALUNO – RA

Liliane Ap. de Oliveira Crepaldi – 802041

Atividade de Portfólio

  1. Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Ciclo de Aprendizagem 2 – 6ª Semana

CPE – Leitura e Estudo

Trabalho apresentado ao Professor Esp. Marcel Frezza Pisa como parte das exigências do Ciclo de Aprendizagem 2 da disciplina Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol do curso de Bacharelado em Educação Física à Distancia.

POLO RIO CLARO - SP

2016

1) Como se deu o processo de gênese (nascimento) do futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influência de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta

Ainda não se tem onde nasceu exatamente o futebol, consta, que os chineses à 3000 anos a.C, já praticam um treinamento parecido, para militares, consta que o mais parecido foi na Grécia por volta do século 1 a.C. Antigamente existia um esporte que se praticava com 27 jogadores mas era muito violento, permitido qualquer tipo de agressão física ao adversário para conseguir a vitória e esse é o Rúgbi, na Inglaterra em 1948 onde foi sistematizado o Futebol, começando a criar as primeiras regras para o esporte.

2) Como o futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovem a sua conclusão.

Quem trouxe o esporte foi Charles Miller em 1894. Miller mostrou a elite paulista e a aceitação foi muita rápida, por clubes de diferentes comunidades, ao mesmo tempo que a classe operária iria começando e expandido por todo o Brasil. Primeira equipe formada no Brasil, foi São Paulo Atletic Club, na qual Charles Miller era um dos jogadores.

3) No início da prática do futebol no Brasil, ele restringia-se à certa parcela da população, enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o futebol era visto como “brinquedo de menino rico”. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimorar as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando, assim, igualdade momentânea, enquanto estavam dentro de campo. Essa afirmação está correta? Há alguma relação com o futebol atual? Explique sua resposta com base nos seus estudos.

Sim. Com certeza, hoje não existe mais a história que só a burguesia pode jogar (alta classe), hoje o que as equipes querem é os jogadores que jogam melhor, jogadores quem podem fazer a diferença e ajudar a trazer títulos a sua equipe, não importando a classe social ou sua cor.

4) Qual a importância do futebol na vida do brasileiro?

O futebol traz a igualdade social na vida dos brasileiros, é um dos esportes que mais tiram crianças e adolescentes das drogas e da vida do crime. Assim como o futebol, vários outros esportes, tem esse poder de mudança na sociedade brasileira, mas, o ele é o esporte mais ovacionado mundialmente, fazendo que a grande maioria da população se apaixone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com