TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade no Portfólio

Por:   •  2/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

CÉSAR AUGUSTO SALLES

RA - 8020543

ATIVIDADE 6ª SEMANA

Atividade de Portfólio 6ª semana da Disciplina de Esportes não convencionais professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

SANTARÉM

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Esportes não convencionais 

Tutora: Ms. Marciana Roberta de oliveira

Aluno: César Augusto Salles RA – 8020543

Turma: DGEFL1602TGTA3O

  1. O que são esportes não convencionais?

Os esportes não convencionais, abrangem todas as modalidades esportivas que não são conhecidas no Brasil, por falta de divulgação pela mídia, ou que não foram vivenciados pela maioria da população, incluindo os esportes radicais e os de outros países. No entanto, segundo Kerr e Neto (2013, p 25) não existe na literatura atual uma definição precisa sobre o que é, ou quais modalidades estariam inclusas nessa classe, pois isso pode varia muito estre regiões diferentes, até mesmo dentro do mesmo pais.  Temos como exemplo o surf, que enquanto nas cidades litorâneas a atividade faz parte do cotidiano da população, e já nos estados que não são banhados pelo mar, essa atividade muitas vezes nem é conhecida.

  1. Conceitue: Se-movimentar

O conceito de Se-movimentar pode ser entendido como uma expressão individual ou grupal que está envolto pela cultura do movimento; é a relação que o sujeito estabelece com essa cultura a partir de seu repertório de conhecimentos adquiridos ao longo da vida, de seus vínculos socioculturais e de seus desejos. (São Paulo, 2008 apud Kerr e Neto, 2013 p.15)

  1. Qual a importância de desenvolver os esportes não convencionais na escola?

O esporte é um patrimônio cultural da humanidade, isso faz dele conteúdo a ser transmitido pelo processo educacional. As crianças tem o direito de conhecer todo patrimônio criado, aperfeiçoado, transformado e transmitido no decorrer das gerações. (Tani, 2006 apud Kerr e Neto, 2013  p. 33)

Para Kerr e Neto (2013) a vivência de um novo esporte pode beneficiar o repertório motor, com a aquisição de novas habilidades motoras, bem com estimular o conhecimento de novas culturas e favorecer a valorização e a estima de uma nova modalidade esportiva.

  1. Quais os benefícios que os alunos podem ter ao aprendê-los?

O conhecimento de uma nova modalidade esportiva pode enriquecer ainda mais o repertório motor das crianças através da prática de um movimento até então pouco utilizado, e ainda possibilitar o conhecimento histórico e cultural envolvido com tal modalidade. (Kerr e Neto, 2013)

E além disso esse novo conhecimento pode abrir as portas para uma nova mentalidade em relação a prática de atividades físicas, uma criança que não se interessa pelo esportes tradicionalmente praticados no país, pode descobrir num desses esportes não convencionais um estímulo para sair do sedentarismo e ser um indivíduo ativo e mais saldável.

DEFINIÇÕES, CONCEITOS E O PAPEL DOS ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS NA ESCOLA

        

Os esportes são patrimônio cultural da humanidade, conhecimento que deve ser amplamente transmitido pelo processo educacional. Todos tem o direito que descobrir toda essa riqueza criada, aperfeiçoada e transmitida ao longo das gerações. (Kerr e Neto, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com