TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Física e Prescrição a Saúde

Por:   •  8/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1     INTRODUÇÃO....................................................................................................3

2     APRESENTAÇÃO DO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE.........................4

3     REVISÃO LITERÁRIA RELACIONADA AO CAMPO DE ESTÁGIO..................5

4     RELATO DA ÁNALISE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA INTERVENÇÃO E INFRAESTRUTURA DA CONCEDENTE............................6

5    RELATO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO NA INTERVENÇÃO..............................................................................7  

6    RELATO DAS OBSERVAÇÕES.........................................................................8

7    APRESENTAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO..........................................9

8    RELATO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA NA INTERVENÇÃO............................10

9    RELATO DOS APONTAMENTOS DO SUPERVISOR DE CAMPO A RESPEITO DA INTERVENÇÃO.......................................................................11

10  ANÁLISE CRÍTICA A RESPEITO DA INTERVENÇÃO...................................12

11  ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS ETAPAS DO ESTÁGIO...........................13

CONSIDERAÇÃO FINAIS.......................................................................................14

VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO................................................................................15

REFERÊNCIAS........................................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO

O estágio obrigatório tem por objetivo preparar e qualificar o estudante de Educação Física para a sua vida profissional, por meio dele o educando a realizar a pratica e assim o ajudando na qualificação.

           O Estágio Curricular Obrigatório AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO Á SAÚDE foi realizado na academia Geração Saúde, uma academia de musculação.

           

            Esse é um trabalho de execução obrigatório acadêmico por meio dele o educando realiza a pratica profissional e assim podendo elaborar junto com o seu supervisor a capacidade como a autonomia, criatividade, objetivos, independência e liderança.

 

Iniciando o estágio foi realizado uma observação do espaço para se familiarizar com os equipamentos e máquinas, onde foram tiradas todas as dúvidas através de perguntas. Foi observado como era feito o planejamento pelo supervisor, exemplo: como eram montados os treinos, quantas vezes na semana, quantas horas por dia e qual era a necessidade do aluno.

O estágio teve inicio no dia 03/04/2023 finalizando no dia 12/05/2023, no decorrer desse período ótimos resultados foram obtidos, como: melhora da desenvoltura dentro do ambiente da academia, aumento do conhecimento teórico e prático, aperfeiçoamento do atendimento e atenção ao aluno.

Portanto, este estágio tem como objetivo principal, proporcionar o conhecimento sobre o processo de avaliação física relacionada aos aspectos morfológicos, de composição corporal, de capacidade motora, da postura e da maturação, específicos à prática da musculação como forma de modelagem corporal em resposta aos anseios e necessidades pessoais de cada indivíduo praticante de atividades físicas.              

         

  1. APRESENTAÇÃO DO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

A academia Geração Saúde, se localiza na Rua Venâncio José Correia de Lima na cidade de Lagoa do Itaenga.  

Ao iniciar a visita foi apresentada a equipe de funcionários como um todo, o supervisor de campo fez questão de apresentar um por um, sendo bem recebido por todos e até mesmo pelo proprietário e dono da academia.

A academia fornece uma boa infraestrutura para o melhor desempenho e segurança do aluno, oferecendo um bom serviço em relação ao acompanhamento profissional, qualidade e bom estados das máquinas e aparelhos tanto de musculação como ginástica. Os recursos humanos são constituídos por dois personal trainner que auxiliam na prática da musculação em horários distintos, revezando entre os turnos matutino, vespertino e noturno, no qual seus horários em expedientes iniciam às 07 horas da manhã e encerram às 12 horas e reiniciando às 17h e finalizando às 20h.

Após ser bem recebido, o responsável (dono) da academia demonstrou total confiança depois de ter sido explicado de como funcionaria a realização do estágio e o quanto poderia agregar na formação. As atividades foram apresentadas de forma dinâmica buscando a qualidade do atendimento ao aluno.

A academia oferece os serviços na área da musculação, dança e hidroginástica, com um espaço para a realização das atividades físicas, trazendo qualidade no atendimento para alunos de todas as idades.

  1. REVISÃO LITERÁRIA RELACIONADA AO CAMPO DE ESTÁGIO

As Orientações para Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos Direcionados à Saúde constituem documento de grande importância para a promoção da saúde e demais esferas de vivência do ser humano. Compreender melhor os principais mecanismos de avaliação da aptidão física e prescrição de exercícios contribui para que o usuário destes serviços possa ter uma orientação mais adequada com consequentes benefícios para promoção da saúde.

O exercício físico deve ser feito mediante uma avaliação física prévia para verificar o nível de saúde e aptidão física do indivíduo. As informações obtidas e coletadas pela avaliação física irão fornecer instrumentos necessários para o planejamento e prescrição de exercício (BOUCHARD, 1990; PATE et al., 1995; MACHADO; ABAD 2012; HEYWARD, 2013). A avaliação física é um instrumento que o profissional de educação tem à sua disposição para ajudar no planejamento e prescrição de exercícios para os indivíduos praticantes de atividade física, proporcionando resultados a longo prazo, prevenções de lesões e aplicação adequada do volume e intensidade do treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com