TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  25/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 4

Capoeira

Os movimentos da capoeira são inspirados na “Mãe Natureza” e teriam surgido através da observação das brigas e das movimentações dos animais. Atualmente, a capoeira se caracteriza como prática corporal devido à realização de alguns gestos técnicos presentes nos movimentos da mesma. Tais gestos foram sofrendo alterações ao longo da história, sendo hoje um dos elementos distintivos entre os praticantes de capoeira, por exemplo, é possível diferenciar um praticante Angoleiro de um Capoeira regional através de seus gestos técnicos. E mesmo que a nomenclatura desses gestos seja diversificada, há uma organização pedagógica importante. Assim, tais gestos podem ser apresentados em quatro classificações principais: Gestos de ginga, Gestos ofensivos, Gestos Defensivos e Gestos de floreio.

 

LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019.

 
 
Neste sentido, com base no livro texto da disciplina de Capoeira, analise e responda as questões abaixo:

A) Aponte os 3 Gestos de Ginga, os 8 Gestos Ofensivos, os 6 Gestos Defensivos e os 4 Gestos de Floreios.

B) Descreva a Meia-Lua de Frente; Meia-lua de Compasso; Cocorinha; Parada de Mãos; Parada de Cabeça.
 
Obs.: Lembre-se de responder a questão A e B neste mesmo espaço disponibilizado, de uma só vez.

A)

Gestos de Ginga: Bases, Balanços, Descolamentos. Gestos Ofensivos: Meia-lua de frente, Queixada, Armada, Meia-lua de Compasso, Martelo, Chapa, Benção, Ponteira. Gestos Defensivos: Cocorinha, Esquiva de frente, Esquiva de costa, Esquiva lateral, Negativas, Pêndulos. Gestos de Floreios: Aú e suas variações, Parada de mão e suas variações, Queda de rins, Macaco.

B)

MEIA-LUA DE FRENTE

 É possível executar a meia-lua de frente de formas diversas, ora iniciando o movimento com a perna que está atrás, ora com a perna que está à frente. Neste momento, descreveremos apenas uma. Partindo da base da ginga, em que a perna esquerda esteja atrás, esta deve seguir o movimento natural da ginga e entra na paralela; a perna direita inicia um movimento de ataque que executa uma trajetória semicircular, desenhando uma meia-lua no ar; a perna direita retorna ao ponto inicial, ou seja à paralela, sem tocar o chão em outro ponto; a perna que executa a meia-lua de frente deve manter-se estendida.

MEIA-LUA DE COMPASSO

A meia-lua de compasso é um gesto técnico ofensivo giratório, com execução similar à armada. Logo, sugerimos que ambos os gestos sejam abordados com alguma proximidade, não necessariamente na mesma aula, mas em aulas próximas.

Para a execução da meia-lua de compasso com a perna esquerda, o capoeira posiciona-se na base da ginga com a perna esquerda atrás; esta segue a sequência natural da ginga e entra na paralela; a perna direita avança de modo que o capoeira fique posicionado lateralmente em relação ao outro jogador; flexiona-se o tronco e ambas as mãos são apoiadas no chão.

COCORINHA

A cocorinha é um movimento defensivo característico da capoeira Regional. Ele tem sido empregado frequentemente como gesto técnico defensivo de iniciação à dinâmica da defesa do capoeira. Isto se deve ao fato da baixa complexidade de execução do movimento. Campos (2009) enfatiza a dupla função da cacorinha, uma vez que ela serve tanto como defesa quanto de preparação para o ataque. Movimento de defesa básico, “através do qual o capoeirista se abaixa, de cócoras, apoiando uma das mãos no solo, enquanto a outra protege o rosto do ataque do adversário”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (350.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com