TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPREENSAO

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

BRUNA FRANCINI DE BORBA

LEANDRO DE ÁVILA

A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A FORMAÇÃO EM DANÇA

ITAJAÍ

2008

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

BRUNA FRANCINI DE BORBA

LEANDRO DE ÁVILA

A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A FORMAÇÃO EM DANÇA

Projeto apresentado como requisito para as disciplinas de Projetos Integrados do Curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), como requisito parcial pra M2, sob orientação da professora Talita Banck Dalcin.

ITAJAÍ

2008

TEMA

A compreensão dos bailarinos (as) do Grupo de Dança UNIVALI sobre a Educação Física no contexto da Dança.

LOCAL

Projeto de Extensão – Grupo de Dança UNIVALI.

PROBLEMA

Os bailarinos do Grupo de Dança UNIVALI compreendem a importância da Educação Física para sua formação em Dança?

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar como os bailarinos do Grupo de Dança UNIVALI compreendem a importância da Educação Física para sua formação em Dança.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trazer o conhecimento sobre dança, arte e Educação Física;
  • Trazer o conhecimento da dança sobre uma metodologia científica nas fundamentações da sua prática;
  • Investigar algumas possibilidades de metodologias da dança;
  • Investigar quais conhecimentos prévios que os profissionais da dança devem buscar para sua metodologia em dança;
  • Esclarecer como corpo é um produto da dança e a dança como corpo de um produto fisiológico;  
  • Esclarecer as contribuições da dança como um fator facilitador das manifestações culturais e das práticas artísticas.

3. JUSTIFICATIVA

No início dançou-se por transbordamento emotivo, manifestação desordenada de temores, afetos, iras e recusas. Logo após dançou-se para fazer cerimônias, rituais, mágicas ou celebração popular. Com o tempo o homem não utilizava da dança apenas para demonstrar emoções, como também para invocar as forças da natureza. Eles acreditavam que a força de sua dança influenciava os fenômenos naturais, se baseavam na idéia que o igual atrai o semelhante e dançavam imitando os feitos das suas necessidades mais imediatas, dançavam para chover, para que o sol permanecesse mais tempo para uma boa colheita, dançavam para a lua, na puberdade dançavam durante dias e noites consecutivas para que essa força e esse poder lhe acompanhem durante sua juventude e maturidade, transformando-o em bom guerreiro, bom agricultor, e progenitor.

“A dança é a mãe das artes. Música e poesia se fazem com o tempo; pintura e escultura ocupam espaço. Só a dança se faz no tempo ocupando espaço simultaneamente. Criador e interprete se mesclam na magia da dança”. (MORAZOWICZ, 1996, p.23)

Hoje a dança, em sentido geral, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecido graças a um ritmo e a uma composição coreográfica. Seja espontânea ou organizada, a dança expressa um sentido ou uma situação dada e pode ser complementada por gestos destinados a fazê-la mais inteligível. A dança tem por instrumento, às vezes único, o corpo, que elabora seu próprio ritmo.

A dança, enquanto uma das manifestações corporais humanas e mais antigas existente no universo, sempre, em sua vivência e expressão, relacionou-se, principalmente, com a cultura, diversão, lazer, prazer, religião e trabalho, apresenta, como todo campo de expressão artística, funções especificas, articulares especialmente. Diante da sociedade, no sentido de demonstrar o potencial dessa arte enquanto fenômeno social em constante processo de renovação, transformação e significação.  (GARCIA & HASS, 2003, p. 139).

Tendo em vista algumas das problemáticas no contexto da dança, assim como também problemáticas no ensino e metodologia, faz-se necessário um estudo sobre a compreensão dos bailarinos e principalmente professores e coreógrafos sobre a Educação Física no contexto da Dança.

Fundamentar como compreender a importância do conhecimento de dança, arte e Educação Física, na qual se tem a dança como uma metodologia científica nas fundamentações da sua prática, na proposta de conhecimentos prévios que os profissionais da dança devem buscar para sua metodologia em dança, esclarecendo como corpo é um produto da dança e a dança como corpo de um produto fisiológico.

Assim, para entendermos este universo e propor as contribuições da dança como um fator facilitador das manifestações culturais e das práticas artísticas, é necessários buscar caminhos científicos para esta fundamentação, sendo um tema de cunho cultural, mas com um proposta intermediária com o conhecimento cientifico, tomando assim, um tema pouco explorado desta área.

 

4. DEFINIÇÃO DE TERMOS

4.1 ARTE E DANÇA

        “Entende-se a dança como uma arte que significa expressão gestual e facial através de movimentos corporais, emoções sentidas a partir de determinado estado de espírito” (GARCIA & HASS, 2003, p. 139).

“O universo das artes caracteriza-se por um conhecimento específico do saber humano que se faz, especialmente, a partir de questionamentos, indagações, dúvidas presentes no cotidiano do ser humano, em relação a várias dimensões e relações com o mundo. A manifestação artística, seja na dança, na música, na pintura, na escultura, na fotografia, tem, em comum, com o conhecimento científico, filosofia ou técnica, o seu caráter de criação, inovação e produção. Através da organização e classificação das artes, o ser humano almeja compreender o seu lugar no universo, buscando a significação para a vida” (GARCIA & HASS, 2003, p. 142).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com