TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição da Atividade

Por:   •  15/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  2.565 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

RAFAEL SOARES DA SILVA RA: 8039291

ATIVIDADE PORTFÓLIO

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Psicologia Aplicada à Saúde como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Keiko Maly Garcia D Avila Bacarji.

(POLO DE CURITIBA)
2018

Descrição da Atividade

Del Prette e Del Prette (2005) colocam que existem cinco componentes importantes que dizem respeito às emoções, são eles: acontecimentos precipitadores, avaliação, mudanças fisiológicas, tendência para a expressão, ação e regulação. Os autores apontam que as reações fisiológicas referentes ao estado emocional associadas as interpretações sobre o valor do evento e que desencadearam essas respostas fazem a mediação entre a expressão emocional e as ações, representando assim, a forma com que uma pessoa resolve um conflito interpessoal.

Diante do que você estudou sobre o enfrentamento, descreva uma situação em que uma pessoa conhecida sua ou não, conseguiu resolver o problema. Explique qual dos dois tipos de enfrentamento (emoção ou problema) foi usado.

Introdução

O estresse é conhecido hoje vulgarmente e de maneira incompleta como sendo o cansaço físico, a preocupação ou mesmo o nervosismo. Mas para a psicologia da saúde seu viés é muito mais abrangente, compreende como estresse um mecanismo fisiológico de alerta onde recebe influência de componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais, caracterizando a necessidade de uma adaptação em relação a um evento ou situação de estimulo ameaçador. (MARUCI, 2015).

Maruci, (2015) entende que o estresse é um processo, sendo assim não se pode compreende-lo isolando suas variáveis, é necessário contemplar a importância do estimulo estressor juntamente com as respostas geradas no indivíduo.

As propriedades do estimulo se distingue das propriedades de suas respostas, podemos entender que estímulos estressores são eventos que desencadeiam adaptações de enfrentamento, a tensão gerada é a resposta física e emocional do indivíduo que está exposto a tal estresse, esta tensão é determinada pela percepção do indivíduo em relação ao estressor. (MARUCI, 2015).

Segundo Maruci, (2015) o estresse se caracteriza pela incapacidade do indivíduo de enfrentar os problemas, desta forma o estressor supera a capacidade do indivíduo de enfrentar com seus próprios recursos os eventos ameaçadores.

Os recursos de enfrentamento têm características subjetivas de indivíduo para indivíduo, são estes recursos que regulam o nível do estresse provocado pela ameaça, pessoas com recursos suficientemente fortes tendem a passar por situações ameaçadoras com mais tranquilidade do que pessoas que não tem tais recursos. Desta forma se compreende que os recursos de enfrentamento pessoal têm influência determinante para a instalação do estresse.  

De maneira geral, todo evento estressor passa por uma análise pessoal antes de se instalar com estrese, esta análise é denominada de avaliação cognitiva, tem como base três questionamentos principais, sendo eles: O evento ameaça o bem-estar do indivíduo? Os recursos pessoais disponíveis são suficientes para enfrentar a situação? As estratégias pessoais de enfrentamento estão gerando resultados? Quando o evento não se caracteriza como ameaçador, quando o indivíduo tem os recursos necessários para enfrentar o problema ou as estratégias de ação estão funcionando o estresse não se instala. Mas caso contrário quando a ameaça é grande e os recursos são escassos é provável que haja estresse. (MARUCI, 2015).

Com o estresse instalado gera-se a necessidade do enfrentamento, para Maruci (2015)         este enfrentamento se estrutura nas formas cognitivas, comportamentais e emocionais, que o indivíduo se utiliza para administrar tais situações, a busca pela preservação da saúde física e mental se torna um processo dinâmico de interação indivíduo x ambiente.

Existem dois tipos de enfrentamento que são classificados como enfrentamento focalizado na emoção e o enfrentamento focalizado no problema. O foco na emoção proporciona usar estratégias comportamentais e cognitivas na administração das emoções desenvolvidas pelo problema. Neste viés o enfrentamento com foco na emoção se caracteriza em três tipos principais: a fuga-evitação que o indivíduo se distancia do estressor física ou mentalmente; o distanciamento que é afastar-se psicologicamente do estressor e a reavaliação positiva que solicita a reinterpretação do fato transformando-o em algo positivo. (MARUCI, 2015).

O enfrentamento focalizado no problema se baseia: no enfrentamento pró ativo que consiste em prever ou detectar estressores potenciais e agir antecipadamente prevenindo seus impactos e o enfrentamento combativo que é a reação contra um agressor que instala inevitavelmente, normalmente se recorre a ajuda externa. (MARUCI, 2015).

Situação: Dificuldades Financeiras

Um indivíduo meia idade acabava de se casar e adquirir seu imóvel financiado, tinha uma vida estável financeiramente, com seu salário e o da esposa conseguiam pagar as suas contas e guardavam uma reserva financeira no banco, não era muito mais trazia um pouco de segurança para o casal.

Em um determinado momento seu país passa por uma crise financeira, que afeta diretamente o casal, em seu emprego ele realizava atividades extras gerando um aumento em seus salários, com a crise não era mais possível fazer estas atividades, desta forma ele perderá quase 30% de sua renda, além disso sua esposa é mandada embora de seu emprego, obrigando assim o casal a gastar tudo sua reserva financeira nas contas do cotidiano. Em seis meses aproximadamente quase todo o dinheiro que estava no banco foi usado.

Se instalava aí uma situação de estresse para o casal, por que o evento começava a ameaçar a vida financeira dos dois. A relação social e afetiva dos dois já não estava boa, apatia, irritabilidade e desgaste era evidente no cotidiano do casal.

O marido buscava por uma renda diversificada enquanto a mulher tentava se inserir novamente no mercado de trabalho, porem esta busca estava ficando exaustiva pois nada era encontrado, parecia que o problema não tinha solução. Quanto mais tempo passava menos era o dinheiro que eles tinham no banco e maior era o estresse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (78.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com