TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 DESENVOLVIMENTO.        06

2.1        A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA.        06

2.2 PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA: RESOLUÇÃO.        09

2.3 SEGUNDA SITUAÇÃO PROBLEMA: RESOLUÇÃO.        10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


  1.  INTRODUÇÃO

É através da finalidade de como buscar meios de adaptação nas diversas atividades Físicas desenvolvida dentro das aulas, voltada para as práticas de educativa na área da educação física de forma interdisciplinar que optamos por uma inserção de conteúdo abordado nas aulas de Educação Física dentro do ambiente escolar, promovendo um processo de aprendizagem eficaz tanto para o docente como discente em parceria com diversas outras disciplinas.

A interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como resposta às necessidades de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido a serviço de um aprendizado mais dinâmico, ou até mesmo mais prático tanto para os professores como para os alunos no geral.

O processo de interdisciplinaridade vem abrir o leque de conhecimento que favorece o aluno a um processo de aprendizagem, mas detalhado entre os conteúdos e suas disciplinas ampliando cada vez mais, este processo de conhecimento a serviço da aprendizagem.

A educação no geral é preciso está se adaptando ao novo, buscando a valorização a serviço da construção de novos conceitos, ou adaptando os velhos métodos aos conceitos atuais de mundo, neste ponto de partida o único objetivo é ampliar a base de conhecimento a serviço do ensino-aprendizado.

Na Educação Física essa ampliação encontrasse nas práticas diárias de movimentos corporais, que vem ganhando espaço com os diversos segmentos que envolve a Cultura Corporal de Movimento a serviço das práticas diárias. Quando se falar em Cultura um leque de conhecimentos é agregado ao seu contexto, já no caso da cultura corporal este conhecimento ampliar ainda mais, seus fatores de desenvolvimento.

Neste caso o portfólio em destaque abordar a interdisciplinaridade na escola a serviço das aulas de educação física, favorecendo a união entre as disciplinas e o processo de construção do ensino/aprendizagem que favorece os profissionais da área de educação física escolar.


  1. DESENVOLVIMENTO.

  1. A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Atualmente estamos no período de adaptação onde os avanços tecnológicos favorece e traz benefício para a educação, e com isto as disciplinas passaram a ganhas novos conceitos de adaptação e muito comum entre a área pedagógica em questão, entra em vigor a interdisciplinaridade, tendo como finalidade agregar conhecimento entre as disciplinas favorecendo o ensino/aprendizado, pois uma criança (aluno) que aprender desta forma, leva para si novos conhecimentos.

A educação física com o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a ganhar destaque no conceito interdicisplinaridade, como componente indispensável na formação do aluno de forma agregada, buscando agregar novos conceitos de aprendizado dentro do contexto escolar.

Gadotti (2000, p. 197) aborda a importância do aprendizado através do processo de interdisciplinaridade com base na proposta da uma educação atualizada, em qualquer área de conhecimento que envolver ações e reações a serviço do aprendizado. Este aprendizado precisa ser estimulado para que o interesse parta dos alunos.

Para Grado (2019) educação física/ambiente escolar vem ganhando proporções quando é necessário ver a criança/aluno como participante ativo no processo de ensino aprendizagem de algo que irá transcrever para seu cotidiano. É preciso lembrar que fora da escola essas crianças precisa desenvolve suas atividades cotidiana, o ambiente escolar e atividade física fazem parte de processos de desenvolvimentos fundamentais para a vida humana e se o mesmo for construído de forma interdisciplinar, gera uma relação recíproca e estável entre as pessoas e seus movimentos, pois, andar, dançar, jogar ou praticar qualquer tipo de atividade física pode facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança dentro e fora do ambiente escolar.

O espaço escola precisa ser trabalhado de forma que atenda às relações, em parceria com as disciplinas que envolver a aprendizagem entre as mais comuns, podemos cita a anatomia, a ciências moleculares e celulares a serviço das ações pedagógica, pois ambas são de grandes influências para desenvolver o aprendizado, com a ciência no geral a mesma busca entender o anatomia do corpo junto aos movimentos e a importância das células que visa uma melhor qualidade de vida para as práticas de atividades física. (ANDRADE, 2006, p. 33).

O autor ainda apresenta a categoria do espaço escolar podendo ser considerada como uma parte oculta do currículo escolar, pois é uma estrutura que materializa as práticas sociais, culturais e educacionais de uma determinada época. Desta forma, o espaço pode ser considerado uma matriz porque possui o poder de gerar, através de suas transformações, novos modos de vida e de relações a seu favor.

A interdisciplinaridade busca conciliar o conceito pertencente às diversas áreas que aborda o conhecimento. (GADOTTI, 2000, p. 79).  Portanto a interdicisplinaridade é a articulação que existe entre as disciplinas para que o conhecimento do aluno seja uma relação global e não fragmentado, através da proposta de uma aprendizagem, mas amplas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (311 Kb)   docx (781.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com