TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FISICA TOMO X

Por:   •  20/9/2021  •  Artigo  •  7.733 Palavras (31 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 31

Material Específico – Educação Física – Licenciatura – tomo X – CQA/UNIP

[pic 1]

[pic 2]

EDUCAÇÃO FÍSICA

MATERIAL INSTRUCIONAL ESPECÍFICO

Tomo X

CQA/UNIP – Comissão de Qualificação e Avaliação da UNIP

EDUCAÇÃO FÍSICA

MATERIAL INSTRUCIONAL ESPECÍFICO

Tomo X

Christiane Mazur Doi

Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Mestra em Ciências (Tecnologia Nuclear), Engenheira Química e Licenciada em Matemática, com Aperfeiçoamento em Estatística. Professora titular da Universidade Paulista.

Carolina Harumi Kurashima

Mestra em Ciências da Saúde e Bacharela em Nutrição. Professora adjunta da Universidade Paulista.

Jamilson José Alves da Silva

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Especialista em Língua Inglesa, Especialista em Língua Espanhola, Jornalista e Licenciado em Letras/Português. Professor adjunto da Universidade Paulista.


Questão 1

Questão 1.[1]

Quando observamos atualmente tantos projetos que pretensamente promovem inclusão social por meio do esporte educacional (na escola e fora dela), parece-nos ser muito mais importante, necessário e urgente à Educação Física escolar preocupar-se em tentar garantir a inclusão dos cidadãos sob nossa responsabilidade pedagógica na cultura esportiva, não apenas como atores sociais a desempenhar papeis em roteiros esportivos escritos por outros, mas principalmente como autores e produtores da sua própria relação com esporte. Uma relação educativa que se construa com base na perspectiva da apropriação crítica e criativa dos saberes/fazeres da cultura de movimento e da construção autônoma e participativa da cidadania emancipada para todos, no esporte e para além dele.

PIRES, G. L.; SILVEIRA, J. Esporte educacional... existe? Tarefa e compromisso da Educação Física com o esporte na escola. In: SILVA, M. R. (Org). Esporte, educação, Estado e sociedade: as políticas públicas em foco. Chapecó: Argos, 2007 (com adaptações).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. Um dos objetivos da Educação Física é socializar a cultura esportiva e garantir que todos os alunos compreendam, vivenciem e se apropriem do esporte, a ponto de reconstruí-lo.

PORQUE

  1. Ao oferecer condições aos alunos de desenvolver a razão crítica, a análise da complexidade da realidade esportiva e o agir coletivamente, a Educação Física estará contribuindo para uma educação emancipatória.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
  3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  5. As asserções I e II são proposições falsas.

1. Introdução teórica

Esporte educacional

O esporte é reconhecido como um elemento importante da cultura de movimento. Educar com o esporte é uma tarefa pedagógica que implica proporcionar aos alunos condições para adquirir conceitos e técnicas para a compreensão, a apropriação e a reconstrução das práticas e dos conhecimentos sobre o esporte.

De acordo com Pires e Silveira (2007), educar com o esporte deve contemplar:

- a fruição lúdica e prazerosa do jogo esportivo, na forma das diferentes modalidades e possibilidades de experiências no e com o esporte;

- a aprendizagem social e ética do convívio com o outro, com o diferente, numa perspectiva de reconhecimento e respeito à alteridade;

- a experiência e a educação estética para reconhecer e admirar a plástica dos movimentos no esporte;

- a satisfação pessoal/subjetiva de enfrentar desafios por meio da prática esportiva, e aprender sobre limites e possibilidades de superação;

- o conhecimento sobre a dinâmica esportiva, seus códigos, suas regras e suas técnicas como praticante e como espectador;

- a compreensão crítica dos muitos discursos que perpassam o campo esportivo, inclusive o produzido pela mídia, que tende a se tornar hegemônico e influenciar as demais manifestações culturais do esporte.

No livro intitulado “Transformação didático-pedagógica do esporte”, Elenor Kunz reflete sobre as possibilidades de ensinar o esporte pela transformação didático-pedagógica, de modo que a educação contribua para a reflexão crítica e emancipatória dos alunos.

A abordagem emancipatória defende o ensino crítico, no qual os alunos compreendem a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade que formam falsos interesses e desejos. A educação crítica deve promover condições para suspender essas estruturas autoritárias e para que o ensino seja emancipado pelo uso da linguagem.

A linguagem é importante para a comunicação e funciona como uma forma de expressar o entendimento do mundo social em que o indivíduo está inserido.

O papel do professor na concepção crítico-emancipatória confronta o aluno com a realidade do ensino em um primeiro momento. Os alunos descobrem, pelas suas próprias experiências manipulativas, as formas e os meios necessários para uma participação bem-sucedida em atividades que envolvam movimentos e jogos. Depois, manifestam pela linguagem ou pela representação cênica o que experimentaram e o que aprenderam em uma exposição, por exemplo. Por último, os alunos devem aprender a perguntar e a questionar sobre suas aprendizagens e descobertas, com a finalidade de entender o significado cultural de aprendizagem (BRASIL, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com