TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO BRASIL

Por:   •  28/4/2017  •  Artigo  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

JOSE WILSON MOREIRA DE LANA

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO BRASIL

PRIMAVERA DO LESTE - MT

2016

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

JOSE WILSON MOREIRA DE LANA

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO BRASIL

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em (Educação física escolar)

PRIMAVERA DO LESTE - MT

2016


EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO BRASIL

JOSE WILSON MOREIRA DE LANA

Resumo

A educação física adaptada é uma área que tem como objeto de estudo a motricidade humana adequando metodologias de ensino que respeita as individualidades de cada deficiente. Segundo Joseph P. Winnick (2004) o esporte adaptado designa o esporte modificado, ou criado para suprir as necessidades especiais dos portadores de deficiência, a finalidade da educação física e dos esportes adaptados é melhorar a auto realização, como: A melhora de movimentos alimentação e melhora nossa saúde. O estudo realizado tem como objetivo abordar fatores importantes para a inclusão de pessoas com deficiência, nas aulas práticas, regulares de Educação Física, percebendo que o maior desafio dos professores para que este processo de inclusão seja concretizado com sucesso é a falta de preparo apresentado pelo profissional de Educação Física, que ao se deparar com alunos com algum tipo de deficiência se mostram impotentes na expectativa de incluir estes alunos em suas aulas. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica onde podemos compreender o significado da Educação Física Adaptada no Brasil, suas contribuições para a Educação Física Escolar, e a possibilidade de Inclusão do Deficiente físico através das aulas pratica de educação física na escola.

Palavras chave: Educação Física Adaptada. História. Profissionais qualificados. Inclusão.

Introdução

De acordo com Silva et al (2008), ainda nos deparamos na escola, com uma realidade contraria a estes direitos. Ainda há grande maioria das crianças com deficiências não tem estímulos ou até mesmo se acham incapazes de executar tal atividade proposta, e acabam não tendo participação nas aulas de Educação Física. Isso mostra que são poucos os profissionais que tem conhecimento sobre a área da Educação Física Adaptada, ou até mesmo não compreendem a visão da escola sobre o assunto, limitando-se a uma prática desportiva pensada sobre deficiente paraolímpico.

No atual sistema educacional, deparamo-nos com uma nova proposta de ensino/aprendizagem, que prioriza a diversidade e a inclusão. Assim, hoje é fácil encontrar pessoas com necessidades especiais inseridas em escolas regulares. Vivemos num mundo competitivo, mas devemos desenvolver nos educando a capacidade de cooperar para construir um mundo melhor para todos (FERREIRA, 2011).

Este novo paradigma requer conhecimentos, técnicos, ideais que alcancem todos os alunos, independente de condições físicas e intelectuais. Apesar disso, poucos são os professores de educação física que não tem duvidas em relação às possibilidades das pessoas com necessidades especiais praticarem algum tipo de atividade física, recreativa ou de lazer em aulas do ensino regular (FERREIRA, 2011).

Neste sentido, o profissional de educação de educação física enfrenta muitos desafios, pois lhe é cobrada uma nova postura frente à classe. No seu dia a dia, recebe alunos heterogêneos, ou seja, alunos especiais que estudam junto com os alunos ditos “normais”. Apesar disso, não lhe são oferecidas condições de ensino, curso de capacitação e materiais alternativos e/ou adaptados para que se possa exercer o trabalho de forma otimizada. Tal fator faz com que os alunos especiais sejam colocados de lado, não recebendo atendimento adequado e, muitas das vezes, não participando sequer das aulas, reforçando a exclusão.

Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância da educação física adaptada, e o convívio entre os demais, pessoas com necessidades especiais. Capacitar profissionais de maneira a suprir as demandas que a sociedade necessita e depende de um profissional na área de esportes adaptados para que as aulas a sejam ministradas não excluam alunos especiais de quaisquer atividades extraclasses.

A Educação Física em ambiente escolar é bastante excludente e nos últimos anos tem aumentado o numero de alunos, com algum tipo de deficiência física ou mental, que estão sendo inseridos no ensino regular, e frequentando as aulas de educação física. A Constituição Federal de (1988) e a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/96) obrigam as escolas receberem todos os alunos portadores de deficiência. A educação física adaptada e um valioso instrumento de trabalho que os professores de educação física pode utilizar em suas aulas para promover a inclusão, já que as escolas estão, a cada dia passa recebendo mais alunos com deficiência. O que não podemos deixar de destacar, e que a maioria das escolas não estão preparadas para receber esses alunos, é que a deficiência não esta no aluno, mas sim no profissional de educação física que na maioria das vezes não tem a capacidade de promover atividades que incluam esses alunos em suas aulas.  São poucos os professores de educação física que tem conhecimento sobre a área da Educação Física Adaptada, ou até mesmo não compreendem a visão da escola sobre o assunto.

Desenvolvimento

Para Silva (2008) a ideia que nos primórdios houveram indícios de Pessoas com Deficiências, mas não podendo ser comprovados. No entanto existem algumas hipóteses que foram levantadas acerca de vida destas pessoas, resultado de registros em cavernas descobertas por arqueólogos.  

Esses arqueólogos encontraram dedos amputados, que podem ser notados nos desenhos das cavernas habitadas, uma incrível calosidade óssea com grande desvio da linha do fêmur e evidente encurtamento da perna (SILVA, 1986 apud SILVA et al, 2008) Isto evidencia a existência na Pré-História de pessoas deficientes que sobreviveram por muitos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com