TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Fisica

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

            FACULDADE ESTÁCIO[pic 1]

                       Educação Física

       ADRIANO DE OLIVEIRA FERNANDES

GABRIEL PERALTA CAPELLI

GIOVANNI BALMAS CARUZO

JOÃO PAULO SOUZA LIMA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

SILVANA RIGIDO DIUNO

Rio de Janeiro - RJ

2018


Sumário

1.        Carta Brasileira De Educação Física        3

2.        Código De Ética Dos Profissionais De Educação Física        4

3.        Intervenção Do Profissional De Educação Física        5


  1. Carta Brasileira de Educação Física

A carta brasileira de educação física foi redigida pelo Conselho Federal de Educação Física, durante o Fórum nacional dos cursos de formação profissional em Educação Física do Brasil, realizado em Belo Horizonte no ano de 2000, tem por objetivo principal organizar e estabelecer padrões de qualidade na área de formação do profissional e no exercício da profissão.

A partir da lei n°9696/1998, ficou determinado que para ser um profissional e atuar na área da Educação Física deve-se ter uma formação acadêmica no respectivo curso e estar registrado no CREF. É importante para o profissional de Educação Física envolver-se em programas de aprimoramento técnico-científico e Cultural, para uma melhor formação e melhor exercício de sua profissional, podendo assim incentivar os brasileiros a um estilo de vida mais ativo e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

Existem algumas referências que visam a qualidade da Educação Física no Brasil; algumas delas são: Ser um direito fundamental a todos os brasileiros, incentivar a prática voluntária e prazerosa de atividades físicas ao longo da vida do beneficiário, interatuar juntamente com outras áreas do conhecimento humano etc.

A preparação do profissional da Educação Física deve ser rediscutida, para uma adaptação aos novos valores conceituais da área e aprimoramentos técnicos e científicos; deve haver também uma comparação com países vizinhos no sentido de ocorrer uma equiparação dos padrões de qualidade e uma preparação de forma ampliada a partir de cursos de qualificação, eventos, estágios etc.

A prática da Educação Física obrigatório no ensino básico se constituí juntamente com a interação com outras disciplinas um ponto importante na formação das nossas crianças, porem para tal prática ser efetiva e de qualidade é necessário instalações e material adequado, possibilitando assim diversas experiências e vivencias aos alunos.

É imprescindível para a atividade de Educação Física atender a todas as orientações éticas e de qualidade, criando um espaço democrático e de igualdade. É de suma importância a promoção de uma política de valorização da área da Educação Física através de campanhas e programas promovidos pelo governo Federal. Outro ponto importante é a adaptação das leis na área da educação e uma melhor compreensão da Educação Física como uma área também da saúde.

  1. Código de Ética dos Profissionais de Educação Física

O código de ética são um conjunto de normas que rege a atuação de um profissional e cumpre todas as suas atividades sem prejudicar o próximo, seguindo os princípios determinados pelo código que é elaborado pelo CONFEF, CREFs, que normatizam e fiscalizam a profissão.

Ele foi criado após a regulamentação da profissão de Educação Física com a Lei 9696/98, a criação do Conselho Nacional de Educação Física (CONFEF) e Conselho Regional de Educação Física (CREFs). Então assim que criado o CONFEF tratou de regulamentar a profissão buscando beneficiar suas competências e campos de atuação, chegando com a primeira versão do Código de Ética que vinha como anexo a resolução do CONFEF 25/2000 que foi promulgada em agosto de 2000. Porém só no final de 2000 foi criada a comissão de Ética profissional, em fevereiro de 2002 a CONFEF promulgou uma nova Resolução com o documento de intervenção do profissional de Educação Física, com o objetivo de ter mais um instrumento de fiscalização e organização do exercício da profissão. Foi então em 3 de dezembro de 2003 a CONFEF publicou no diário oficial a resolução 56/2003 que trazia como anexo o novo Código de Ética da Educação Física utilizada até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (59.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com