TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Fisica Militarista

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  14.140 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Física Militarista

1. Capa

2. A Educação Física escolar praticada na época da ditadura militar brasileira, mais precisamente durante o período do governo de Getúlio Vargas no início do século XX, ficou sendo conhecida como Educação Física militarista.

3. As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia . Por consequência, o âmbito escolar seria capaz de construir corpos considerados saudáveis ou perfeitos fisicamente.

4. Na educação Física Militarista, a ginástica, o desporto, os jogos recreativos etc. só tem utilidade se visam à eliminação dos “incapacitados físicos”. A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada compõem a plataforma básica da Educação Física Militarista.

5. Seu objetivo principal fundamental é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra. Para tal concepção deve ser suficientemente rígida para “elevar a Nação” à condição de “servidora e defensora da Pátria”.

6. Sua filosofia era o “aperfeiçoamento da raça” seguindo assim as determinações impostas pelas falsas conclusões encetadas pela biologia nazi-fascista.

7. Não se deve confundir a Educação Física Militarista com a Educação Física Militar. Apesar de ambas estabelecerem ligações, a Educação Física Militarista não se resume numa pratica de preparo físico. É, acima disso, é uma concepção que visa impor a toda sociedade padrões de comportamento estereotipados, fruto da conduta disciplinar própria ao regime de caserna.

8. A influência militarista na Educação Física brasileira se deu exatamente devido o militarismo sempre ser acionado para intervir em problemas diversos sobre a sociedade e o estado. Assim a educação física passou a ter uma identidade relacionada à ordem moral e cívica referente a defesa sobre os perigos internos e de ordem política, econômica e social daquele momento.

9. Após 1945, com a deposição de Vargas e a derrota do nazifascismo, a Educação Física Militarista teve que se reciclar, deixando de lado qualquer laço com o nazifascismo.

10. Hoje a Educação Física tem o estilo de ensino pautado na Solução de Problemas. Apesar disso é inegável o legado do militarismo para a nossa Educação Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com