TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação fisica

Por:   •  29/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

UM NOVO OLHAR PARA A MODALIDADE: BASQUETE

 

Ana Carolina dos Santos

[pic 1] 

Thaina Caroline da Cunha Amâncio

Estudante de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Módulo

Rubens De Castro

Docente XXXX

Teófilo Antonio Máximo Pimenta

Centro Universitário Módulo

RESUMO

Nas aulas de Educação Física os alunos geralmente querem participar das atividades propostas apenas em que se tem o devido interesse ou o que já vivenciaram em uma outra aula. Com isso, resolvemos estudar o que motiva os alunos do ensino fundamental  II a praticarem a modalidade basquete. Tendo o conhecimento do que motiva os alunos, nós professores podemos trabalhar e estimular esses aspectos nas aulas de Educação Física. Realizamos está pesquisa com os alunos da Escola Municipal Antônia Antunes Arouca, com os alunos do 6 e 7 ano do ensino Fundamental II. Utilizamos abordagem qualitativa, pesquisa explicativa e pesquisa de campo. Conforme fomos realizando essa pesquisa e aplicando nossas aulas, desenvolvemos estratégias que particularmente acreditamos que seja a melhor forma de ter a atenção e curiosidade dos alunos entre 12 e 13 anos. Aprendemos muito com cada aula aplicada pois percebemos que, quando trabalhamos com o que os alunos particularmente gostam e trazemos isso para nossas aulas, os alunos apresentam mais interesse na aula que está sendo aplicada. Sendo assim, analisamos e identificamos o que motiva os alunos a praticarem a modalidade afim de que isso contribua para a formação dos mesmos. Estimulamos o trabalho em equipe e competição entre os mesmo. Aplicamos as aulas com o intuito de fazer com que eles entenderem a importância dos conteúdos aplicado pois, cada aula foi muito importante para que eles compreendessem o conteúdo e os nossos resultados com essa pesquisa foi totalmente positivo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Formação;  Interesse.

INTRODUÇÃO:

Esse artigo é baseado nos relatos de experiências que tivemos através do Projeto Capes, foi realizado na escola municipal EMEF Antonia Antunes Arouca. Realizamos nossas pesquisas com ajuda do nosso professor orientador e nosso professor preceptor. Entramos nesse projeto em setembro de 2018, com ambientação para nos familiarizarmos com a escola e com quem a frequenta, que seria: Alunos, professores, direção, coordenação, funcionários, etc. Aprendemos muito com cada aula que observamos e aplicamos. Ao decorrer desse projeto tivemos que desenvolver o tema do artigo, o tema é “O QUE MOTIVA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL  II A PRATICAREM A MODALIDADE BASQUETE ?” a  escola em que aplicamos o projeto, é muito forte nessa modalidade. Através das aulas aplicadas, pesquisas realizadas dentro e fora da escola e nossa observação desenvolvemos esse artigo.

O projeto foi de grande importância para nossa formação pois, tivemos autonomia como futuros professores para aplicarmos as aulas, tirar duvidas dos alunos e preparar  as aulas de acordo com cada sala, pois cada sala tem suas particularidades. Muitas vezes preparamos a aula e chegando para aplicar não dava certo e tínhamos que ter uma segunda opção e isso irá acontecer quanto nos formarmos, por isso foi muito importante para não nos frustramos pois essa é a realidade de qualquer professor.

Aplicamos para os alunos o basquete de maneira lúdica, para que eles tivessem interesse e motivação para  participar das aulas , nesse sentido , a motivação compreende fatores e processos que levam as pessoas a uma ação ou à inércia em diversas situações. De modo mais específico, o estudo dos motivos implica no exame das razões pelas  quais se escolhe fazer algo ou executar alguma tarefa com maior empenho que outras (CRATTY,1984).  Sendo assim aplicamos aulas utilizando o lúdico  para maior facilidade e entendimento dos alunos pois, o entendimento da motivação na Educação Física Escolar é importante no processo educativo para despertar a ação ou sustentar a atividade (FERREIRA et al., 1985).

Nossa ideia foi que eles aprendessem a modalidade se divertindo.  Aplicamos aulas teóricas e práticas, cada aula tendo a duração de 50 minutos cada, com 2 aulas de Educação Física por  semana. Muitas vezes os alunos não iam com roupa adequada e calçado adequado para praticar as aula, em todas as aulas que aplicamos enfatizamos o quanto é importante ir de tênis e roupa apropriada. Existe casos que são compreensíveis por exemplo, aluno que não tem calçado apropriado,  participava da aula descalço, que são exceções. Na escola  os alunos são bem participativos, a maioria participam de todas as aulas. Tentamos fazer que o aluno sempre participe e entendam  a relevância  de cada aula, a maior importância e a vivencia , o que cada um levara de valor  para si pois, em geral, a intenção da educação, é de ajudar cada criança a desenvolver o seu potencial da melhor maneira e o máximo possível. O movimento bem orientado é visto e comparado como de fundamental importância para o desenvolvimento de todas as potencialidades da criança num todo integrado (Guiselini, 1984).  

 Sendo assim demostramos a todos durante as aulas que teriam potencial para  alcançar os objetivos aula por aula. A escola é grande, com arquibancada, tínhamos todos os materiais que seriam utilizados durante a aula, com isso as aulas foram bem desenvolvidas pois o local estava com ótimas condições de uso e os materiais excelentes , isso também foi bem relevante em relação ao interesse dos alunos a cada aula, pois nós devemos observar se o que é pra ser passado se encaixa no local onde iremos trabalhar. A escola oferece uma estrutura excelente para variadas modalidades assim como o basquetebol. Escolhemos esse tema pois, acreditamos que é necessário saber o que motiva os alunos a praticarem a modalidade e quais valores sociais agregam na vida deles dentro e fora do ambiente escolar. É necessário que o planejamento das aulas seja bem organizado para darmos avanço a modalidade aula a aula. Queremos promover a autonomia , criatividade, responsabilidade  social e pessoal dos alunos a socialização através de jogos lúdicos com base na modalidade basquete.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com