TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução e História do SUS

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Após o entendimento da evolução história do SUS, suas diretrizes e propostas para manutenção da saúde e restabelecimento da doença por meio de projetos, estratégias, programas e ações, responda:

  1. Como o Brasil lida com as questões de saúde e de doença na atualidade?

Resposta:

   Desde a colonização do Brasil até a aprovação do SUS, o conceito de saúde foi sendo transformado, atendendo às ideologias vigentes em cada época. Os governos, ao longo da história, organizam a atuação de suas políticas de forma a ter ações cotidianas associadas ao campo da saúde. Nos últimos 20 anos, a União diminuiu sua participação total nos gastos com a saúde de 75%, em 1980, para 49%, em 2005 enquanto que os municípios e estados saíram de 25% para 51%. Com isso podemos constatar que a União proporcionalmente diminuiu significativamente o seu financiamento para a saúde nesse período. Hoje, o Brasil investe menos na saúde do que a Colômbia, Venezuela, Argentina, Cuba e Uruguai. O SUS atende a 80% da população brasileira, aproximadamente 150 milhões de pessoas e consome 45% do total de gastos com saúde no país. Enquanto o setor de saúde suplementar, representado pelos planos de saúde, tem 40 milhões de usuários, que representam 20% da população e consomem 55% desse total de gastos. Esses dados demonstram sobejamente a necessidade de um financiamento melhor para o sistema publico. A implantação do sistema SUS, desde a sua preconização até os dias atuais, é dinâmica e complexa. Segundo Peres (s.n.t.), umas das etapas para a implantação do SUS no Brasil é a municipalização da saúde, ou seja, que o município se responsabilize em administrar o dinheiro arrecadado e promova ações em saúde. O sistema enfrenta muitos problemas, o processo saúde-doença tem relação com diversos aspectos (políticos, sociais, culturais, de interesses de setores etc.) O SUS só é possível com o envolvimento de todos os setores da sociedade, uma das formas é a participação popular, a comunidade civil pode buscar a participação nas políticas publicas, por meio de conselhos, inclusive as escolas. Mesmo com todas as dificuldades o SUS é um dos sistemas que se propõe a ser universal, ou seja, garantir que o acesso à atenção e a assistência à saúde ocorram em todos os níveis.

2) Levando em consideração a leitura proposta até agora, como você enxerga o SUS e o que mudou após a sua leitura? Aborde seu ponto de vista enquanto cidadão e futuro professor de Educação Física.

Resposta:

   A minha visão do SUS é que é um excelente sistema de saúde, um programa que visa atender o homem como um ser integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde, porem o que vemos na atualidade é um sistema que está muito falho, por questões financeiras, políticas e sociológicas, o sistema sozinho não conseguirá evoluir e ser 100% eficaz é necessário que, como cidadãos façamos nossa parte, temos que participar mais nas políticas públicas. Como futuro profissional de Educação Física, fico feliz com a inserção do profissional na rede básica de saúde e na comunidade, pois poderemos assim promover a saúde e prevenir possíveis males, levando o conhecimento sobre atividades físicas, e a consciência corporal, permitindo a elas terem um controle sobre sua própria saúde, e ao mesmo tempo melhorá-la, a saúde é essencial à qualidade de vida, Promover a saúde é uma estratégia para enfrentar tantos problemas de saúde que nos afeta nos dias de hoje. Como um futuro profissional de Educação Física acredito que tudo começa dentro da sala de aula, educando nossas crianças, trazendo a elas informações de que para ter uma vida adulta com mais saúde temos que começar desde cedo, a escola é o primeiro passo para uma vida mais saudável e feliz, pois quanto mais conseguirmos promover saúde e prevenir doenças, menos sobrecarregados estará SUS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com