TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FESTA JUNINA

Por:   •  21/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

FESTA JUNINA

MONTES CLAROS

JUNHO /2016

FESTA JUNINA

Equipe técnica

  • Prof. Orientador

Sarah Carine Gomes Aragão

  • Professora Supervisora

Wetel Santos Rocha

  • Acadêmicos(as)

Amanda Avelina.B.dos Santos        

Leiliana de Moura Silva

MONTES CLAROS

JUNHO /2016

RESUMO DA PROPOSTA

O presente projeto tem por foco principal oportunizar aos alunos atividades para incentivo do gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

O projeto de intervenção contemplará os alunos da escola CEMEI Solar de Jesus de 4 á 5 anos. A escolha dessa faixa etária deve-se ao fornecimento de conhecimento transpassado para esses alunos oferecidos por essa fase infantil e pelos objetivos a serem alcançados pelo projeto. A intervenção será feita três vezes por semana, totalizando ___ (aula) de 50 minutos cada. Para avaliação final do projeto será feita um fechamento global do mesmo, tendo a apresentação da quadrilha onde os alunos contemplados por este apresentarão seus aprendizados á cerca dos conhecimentos adquiridos durante o processo.

Sumário

1  INTRODUÇÃO        5

2 IDENTIFICAÇÃO        5

3 PROBLEMATIZAÇÃO        6

4 PÚBLICO-ALVO        6

5 JUSTIFICATIVA        6

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

7 OBJETIVOS        8

7.1 Objetivo Geral        8

7.2 Objetivos Específicos        9

8 METODOLOGIA        9

9 RECURSOS        10

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        10

11 PERSPECTIVAS        12

REFERÊNCIAS        13

ANEXOS        14

1  INTRODUÇÃO

A Educação Física no ensino infantil é de extrema importância, pois esta disciplina trás consigo propostas e objetivos que ajudará no desenvolvimento físico-motor, cognitivo e afetivo dos alunos, além de contribuir na sua formação enquanto cidadão.  É imprescindível recusar esta disciplina no contexto escolar, sendo que ela pode-se trabalhar de forma interdisciplinar abrangendo diversos conteúdos de maneira lúdica e prazerosa.  De acordo com Cavalaro e Muller (2009) a Educação Infantil não só pode como deve, unir-se às diversas áreas de conhecimento em seu plano pedagógico, para que a criança possa realmente ser vista como um ser indivisível e para que haja a interação que contribua com sua formação integral. A Educação Física é reconhecidamente uma dessas áreas em que urge unir-se à educação infantil, principalmente quando os currículos dos cursos de Pedagogia não oferecem tal disciplina para os (as) profissionais que ingressam este curso.

Sendo assim o projeto “Festa Junina” é uma proposta pedagógica inserida na disciplina de Educação Física que tem uma finalidade de educar aos alunos no contexto social da escola e da comunidade que estão inseridos, mostrando-os a importância da ludicidade, socialização, estimulação da criatividade e imaginação, valorização a tradição junina.

2 IDENTIFICAÇÃO

Instituição:CEMEI- Solar de Jesus

Diretora: Lenita da Graças Alves Custódio

Modalidade de Ensino: Educação Infantil

Publico Alvo: Alunos do 1º e 2º período do CEMEI São Norberto

Equipe de elaboração e execução do projeto de intervenção: Amanda Avelina Barbosa dos Santos e Leiliana de Moura Silva

3 PROBLEMATIZAÇÃO

De acordo com o período de caracterização e observação realizado no CEMEI Solar de Jesus durante o Estágio Supervisionado, no primeiro semestre do ano de 2016, surgira a necessidade de buscar mais informações, alternativas e soluções para influenciar o interesse dos escolares na socialização e ampliação dos conhecimentos através das brincadeiras diversificadas. Partindo deste pressuposto, qual a importância de trabalhar com a temática da cultura popular na educação infantil?

4 PÚBLICO-ALVO

De acordo com a problemática abordada, o público-alvo do projeto de intervenção “Festa Junina será composto pelos alunos do CEMEI Solar de Jesus, matriculados no ensino Infantil, turmas de maternal I e II , 1º e 2º período com faixa etária de 3 á 6 anos de idade, o projeto contemplará aproximadamente 35  alunos. 

5 JUSTIFICATIVA

Segundo os aspectos citados nos PCNs (1997) a Educação Física traz uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área. Neste contexto é de fundamental importância a inovação de conteúdos propostos para serem trabalhados na educação física escolar. Tendo em vista esta abordagem, observamos claramente a necessidade e importância da escola enquanto agente promotora de uma educação integral para a formação de um cidadão a sua extrema importância pode ser vista na questão de crianças estarem presentes na escola desde muito novos, sendo assim, fica evidente a necessidade de introduzir aos alunos a importância e exploração das datas comemorativas, ajudando assim a criança a conhecer a um pouco mais sobre a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições. Nessa perspectiva a Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (622.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com