TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festa junina em viseu pará

Por:   •  7/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO – BRAGANÇA

PÓLO – VISEU

DISCENTE: ANDRÉA JANAINA AZEVEDO DE SOUSA

CARLOS MELO LIMA JUNIOR

MILLA CRISTIE DOS REIS FERREIRA

NAARA DE PAULA FERREIRA DA SILVA

NAYARA FERREIRA COSTA

VANILSON ANTONIO FURTADO LUZ

ARTIGO

Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina Filosofia educação e contemporaneidade, ministrada pelo Prof. José de Moraes.

VISEU

JANEIRO - 2015

A CULTURA DA FESTA JUNINA: ENFOQUE NO MUNICÍPIO VISEU

RESUMO

O presente artigo aborda a cultura das festas juninas, como surgiu e como ela está enraizada tanto no contexto social, quanto no contexto escolar. Uma cultura que há séculos vêm sendo usada e repassada de geração em geração. Inicialmente se caracterizava em uma festa pagã, que objetivava rituais para melhores colheitas, para que tempos mais tarde fosse cristianizada, tornando-se uma forma de homenagear os santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Uma problemática desse artigo é analisar como essa cultura tem se modificado com o passar dos anos e como as mudanças sociais também influenciam essa cultura. Entretanto, para uma analise mais aprofundada dessas mudanças culturais das festas juninas, iremos delimitar apenas nas mudanças acontecidas na cidade de Viseu-Pará. Analisaremos como a tradição da festa junina foi perdendo o seu principal significado e as várias modificações nos seus modos e costumes.

Palavras chaves: Tradição, Cultura, Festa Junina.

INTRODUÇÃO

A cultura brasileira é uma das mais ricas e diversificadas do mundo e tem sobrevivido ao longo dos séculos com suas danças e costumes que são passados de geração para geração, dos mais velhos para os mais novos, assim mantendo a cultura sempre viva. Dentre tantas formas culturais está a festa junina, que fazem parte da cultura brasileira e ocorrem anualmente em grande parte do país, sejam com competições ou como simples apresentações.

Na cidade de Viseu não é diferente das demais regiões, pois mantêm características bem parecidas com as outras cidades. Como por exemplo, as quadrilhas que são grupo de homens e mulheres vestidos com roupas coloridas e bem enfeitados, as misses que estão sempre bem arrumadas e as coreografas que são muito bem ensaiadas e que fazem à alegria de quem assisti as apresentações. Não se esquecendo do espaço cuidadosamente preparado para a festa, são usadas bandeirinhas todas coloridas, balões dos mais variados tipos, as pistolas e fogos que explodem ao longo da festa e a bem preparada fogueira que fica acesa durante o arraial. Seguindo as características caipiras, também estão presentes as comidas típicas, que são muito comuns na cidade nesse período, sendo, portanto, um ponto forte desse festejo, como a broa, os bolos de milho e de coco e varias outras guloseimas que fazem a alegria das crianças e são elas quem mais se divertem nas festas, em meio à bombinha, estalinhos e brincadeiras, ansiosos pelo momento em que também terão suas participações nas festas, perpetuando assim essa tradição.

CONTEXTO HISTÓRICO DA FESTA JUNINA

A cultura das festas junina é muito antiga, subexistindo desde a antiguidade. As mesmas foram criadas pelos europeus, em um período que a população sobrevivia inteiramente da cultura agrícola. Por isso usavam essas festas como rituais de celebração pelos bons resultados da colheita. “A população rural promovia as festas para afastar os espíritos maus que provocavam a esterilidade da terra, as pestes nos cereais e as estiagens” (CAMPOS, 2007, 590). Nesses rituais era muito comum o uso do fogo como fogueiras, que era utilizado para expulsar tais espíritos.

Com ascensão do cristianismo na idade média, essa festividade tomaram ares cristãos e por ser comemorado no mês de junho, onde também eram celebrados os dias dos santos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Essa comemoração foi cristianizada, deixando de ser um ritual pagão e passando a ser uma comemoração direcionada aos dias desses santos. Até mesmo o uso do fogo, teve uma mudança em seu significado, passando a ter por finalidade afugentar os demônios. Portanto desde a idade média a cultura das festas juninas está diretamente relacionada à religião católica. É a partir da cristianização dessa cultura, que ela intensificou seu alcance por todos os povos.

No Brasil, as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, estando presente na nossa cultura desde o século XVI. Tornando-se uma das festas mais populares nesse período. “Com o passar dos anos, ganhou um caráter de festividade própria da zona rural” (CAMPOS, 2007 p.591). Pois, foi nas zonas rurais a maior influência maior dessa cultura, mais especificamente no norte e nordeste do Brasil, aonde as festas eram mais animadas e havia muito mais devoção aos santos. No Pará e especificamente em Viseu, essa cultura está diretamente relacionada a chegada dos padres na cidade, permanecendo até os dias de hoje.

Voltando pra atualidade, é comum em festas juninas “o casamento na roça”, dança teatral frequentemente usada como entretenimento nessas festas, essa cultura é resquício do contexto histórico dessa festividade. Por nesse período tudo ser bem mais difícil e muito distante, encontrar padres que pudessem celebrar a cerimônia de casamento não era uma tarefa das mais fáceis, tornaram-se então, comum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com