TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ficha de Observação Corrida de Velocidade

Por:   •  23/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 4

 Licenciatura em Educação Física e Desporto 2022/2023[pic 1]

 Cadeira: Atletismo - Estudos Práticos I

Docentes: Cristina Martins e Hélder Lopes

 Aluno: Sérgio Pestana nº2137423

Ficha de Observação

Corrida de velocidade

Aspetos técnicos:  A corrida de velocidade é constituída  por 4 fases (fase de partida, fase de aceleração, fase de velocidade máxima, fase de velocidade de resistência).

Partida de blocos:  Nas corridas de velocidade o atleta deverá sair de uma “posição agachada”. Ambas as mãos e um joelho devem estar em contato com o solo e ambos os pés em contato  com os blocos de partida.

[pic 2]

Objetivos: Colocar os blocos de partida de forma apropriada ao tamanho do atleta e à técnica que este utiliza.

Características técnicas: Normalmente o bloco da frente é colocado a um pé e meio da linha de partida e o bloco de trás a um pé e meio do bloco da frente. Nestes, o da frente costuma estar numa posição mais plana e o de trás numa posição mais inclinada.[pic 3]

Objetivos: Encontrar a posição inicial mais apropriada.

Características técnicas: Nos blocos, o pé de impulso fica mais atrás, o joelho da perna de trás encontra-se em contacto com o solo. As mãos encontram-se no solo, ligeiramente afastadas da linha dos ombros e a cabeça encontra-se ao nível das costas com o atleta a olhar para o chão.

[pic 4]

Objetivos: Pôr-se na posição ideal para iniciar a corrida.

Características técnicas: Os pés pressionam os blocos para trás. O joelho em apoio encontra-se agora em suspensão, sendo que a bacia fica elevada relativamente à linha dos ombros.

Fase de Partida[pic 5]

Objetivos: Largar os blocos e preparar a primeira passada.

Características técnicas: Os pés pressionam fortemente contra os blocos. As mãos largam o chão e os braços balançam alternadamente. A perna de trás encontra-se em extensão na fase final da impulsão, e a perna da frente tem uma passada mais longa.  

Fase de Aceleração [pic 6]

Objetivos: Nos primeiros 20/30 m deve-se aumentar a velocidade para que haja uma transição eficaz para a fase de velocidade máxima.

Características técnicas: O pé da frente deve ser rapidamente colocado no terço anterior para o primeiro apoio da corrida. Deve ser mantida a inclinação do tronco à frente (pernas atrás do centro de massa). A frequência e a amplitude aumentam a cada apoio, a frequência é particularmente elevada em relação à amplitude.

Fase de Velocidade Máxima[pic 7]

Observação: Nesta fase evidenciamos o Ciclo do Movimento da Passada, caracterizado por duas fases:

Fase de Apoio[pic 8]

Objetivos: Minimizar a desaceleração no contacto com o solo e maximizar a fase de impulsão.

Características técnicas: Apoiando-se no terço anterior do pé, o corredor realiza um apoio à frente, seguido de uma impulsão com a mesma perna do apoio. No momento da impulsão, a perna deve encontrar-se em completa extensão. A coxa da perna de balanço deve subir rapidamente à horizontal.

Fase de suspensão / voo[pic 9]

Objetivos: Maximizar o trabalho da perna de impulsão e preparar o atleta para o próximo apoio.

Características técnicas: O corredor realiza um balanço à frente, seguido de uma recuperação. O joelho da perna livre move-se para a frente e para cima para permitir uma boa impulsão e o aumento da amplitude da passada.

Fase de Velocidade de Resistência

[pic 10]

Objetivos: Rentabilizar a velocidade obtida até então, tentando manter um ritmo constante para minimizar perdas de velocidade.

Características técnicas: Manter os joelhos elevados. A amplitude é particularmente grande em relação à frequência, o que faz com que os apoios estejam mais distantes uns dos outros. Deste modo o corredor tenta preservar o máximo possível a velocidade obtida anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (815.1 Kb)   docx (751.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com