TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GINÁSTICA É UM ESPORTE QUE ABRANGE UM GRUPO SISTEMATIZADOS DE MOVIMENTOS QUE REQUER FORÇA

Por:   •  13/8/2020  •  Seminário  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

JOÃO VICTOR LOURENÇO CHALEGRE

GINÁSTICA GERAL

CARUARU - 2019

A ginástica é um esporte que abrange um grupo sistematizados de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora e ela surgiu na Grécia Antiga. A ginástica caiu em desuso com o domínio dos romanos. No início do século XVIII a ginastica voltou com um gás a mais, e principalmente na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca que foram idealizados por Friedrich Ludwig. A Ginástica de apresentação é a mais nova modalidade da FIG e é caracterizada pala execução de exercícios de força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade. E em 1953 aconteceu a primeira ginastrada. Nela se envolve todas as modalidades da ginastica de forma não competitiva. Como ela não traz a competição e sim o lazer, isso atrai vários benefícios a saúde.

Ginástica aeróbica de forma simples de se compreender, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos envolvidos com música motivadora e envolvente. Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, como as modalidades artística, de trampolim e rítmica. Porém, já possui campeonatos realizados pela FIG a nível internacional. Essa modalidade requer do ginasta um elevado nível de força, agilidade, flexibilidade e coordenação. A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais de forma sistematizada, que levam a competição. Onde a força, a agilidade e a elasticidade são usados constantemente em todos exercícios.  

Foram então criadas a escola Alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e a sueca (à base de aparelhos). Essa ginastica também foi usada para trinar soldados alemães para a guerra. A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Atenas 1896. É uma das modalidades de mais difícil acesso que tem, pelo motivo que você tem que ter um condicionamento físico e psicológico. A ginástica rítmica é uma pratica feminina muito antiga, estudos apontam que ela pode ter surgido no Egito há 3500 anos e lá era usada para o lazer das moças. Na Grécia Antiga ela também foi usada, mas com uma finalidade diferente, que era o de culto ao corpo. Essa ginástica envolve dança e música, com movimentos de balé e teatro, com alguns objetos em mãos para dá mais graciosidade aos movimentos.

No ano de 1952, foi fundada a Liga Internacional de Ginástica Moderna, como há tempos atrás era conhecida. Quase uma década depois, aconteceu o primeiro campeonato na história da categoria. A Federação Internacional de Ginástica incluiu a modalidade em sua associação, em 1962. Como a pratica dessa ginástica é feita, mas por mulheres, não tem homens em suas apresentações, mas hoje em dia já está sendo incluso os homens em seu meio. Como citado anteriormente, é usado objetos para dá formidade aos movimentos. Esses objetos são as maças, as fitas, cordas, bolas e arcos.  A competição é dividida em duas partes nos Jogos Olímpicos, primeiro a classificatória onde as dez melhores e seguem para a final. Lembrando que neste tipo de competição um dos cinco elementos não são usados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com