TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cobertura dos movimentos sociais que podem ser coletados de acordo com os critérios de análise, nas ações de grupos sociais visando a promoção de interesses morais, éticos e legais

Seminário: A cobertura dos movimentos sociais que podem ser coletados de acordo com os critérios de análise, nas ações de grupos sociais visando a promoção de interesses morais, éticos e legais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Seminário  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

Movimentos Sociais

Rio Grande, 06 de Junho de 2014.

MOVIMENTOS SOCIAIS

Introdução:

Esta ATPS foi elaborada com o objetivo destacar os movimentos sociais, que pode congregar, dependendo dos critérios de análise empregados, desde a ação de grupos sociais voltados à promoção de interesses morais, éticos e legais, entidades voltadas para a defesa de direitos humanos, até as ações mais radicais que visam transformações drásticas da ordem, incluindo os sistemas políticos e econômicos vigentes, sob a proteção dos mais variados suportes ideológicos e em diferentes contextos históricos e sociais. Movimentos essenciais no que diz respeito às transformações sofridas pelo cidadão na sua vida diária, em épocas distintas e o resultado que essas mobilizações trouxeram para a sociedade. Mobilizações que os cidadãos se articulavam em diferentes manifestações, organizando suas reinvindicações e lutas em busca de seus direitos. Através dessa Atps constatamos que foram por meio de muitas lutas que a sociedade obteve conquistas.

Desenvolvimento

Gohn (2010) cita as lutas sociais nos diferentes períodos da história na América Latina. Os movimentos sociais ditaram leis e projetos institucionais, lutas por espaços democráticos junto aos órgãos públicos, questões multiculturais, direitos sociais, econômicos, políticos e culturais, também reivindicaram melhores condições de vida, de trabalho na cidade e no campo, acesso e condições para a moradia, saúde, transportes, alimentação, emprego, salário e lazer. Os indivíduos não proprietários passaram a serem sujeitos de direitos, livres e capazes de modificar sua realidade, fazendo-se, portanto uma movimentação educativa e de cidadania. A atual sociedade capitalista, onde o evento da globalização contribuiu muito para aumentar as desigualdades sociais, a sociedade civil organizada teve sua visão ampliada, houve o acirramento dos protestos, cidadãos em busca da qualidade dos serviços, educação, saúde, moradia, direitos constitucionalmente adquiridos, lutam por novas culturas políticas de inclusão contra a exclusão. (Gohn, pg. 16).

Os movimentos sociais, com características e caráter educativo, entram em cena, cumprindo seu papel em relação à inclusão social, na cultura, na área da educação formal e não formal.

Os cidadãos se articulam em busca da mudança da realidade. São por meio dos movimentos sociais que cidadãos reivindicam melhores condições de vida. O cidadão sente a necessidade de se organizar, traçando um objetivo, uma estratégia de ação, criando a identidade dessa ação.

A autora retoma também os movimentos dos anos de 1990, e aos Estados Unidos no fim da mesma década. Movimentos como os do Exército Zapatista de liberação Nacional. Esses movimentos vieram mudar a maneira de se fazer política no Brasil.

A tomada das ruas, os debates sobre estratégias de enfrentamento contra a repressão do Estado e do capital, protestos da sociedade civil organizada quando se opõem a alguma situação a qual deseja mudança, mobilizando a população, são lutas de caráter reivindicatório, coletivo.

Exemplos de movimentos sociais podem ser mostrados nas associações de bairros, lembremos também movimento dos anos 60(feministas, gays, negros) até os dias de hoje. A autora também menciona ações coletivas geradas por movimentos sociais tipo o MST, Via campesina ou movimento Indígena.

A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas, mas trata-se de organizações que atuam para alcançar seus objetivos políticos. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada por uma determinada causa. O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Atualmente os movimentos sociais se diferem dos movimentos ocorridos nos sec.XIX e XX como os movimentos surgidos nos Estados Unidos nos anos 60 contra as guerras e movimentos estudantis no Brasil ocorridos no época da ditadura.

Na atualidade, a nova ordem social, requer lutas por direitos sociais e políticos, transporte de qualidade, temos a existência de associações civis que atuam como controladoras das políticas públicas, em fóruns conselhos...

Para que um movimento social se mantenha atuante, na sociedade, ele deve criar sua própria identidade, a partir de suas necessidades e objetivos, referencia que se faz com as situações as quais se identificam os excluídos, criando assim uma identidade ao movimento perante a sociedade.

Democracia: governo do povo; soberania popular: doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder. (Dic. Aurélio)

Um grande desafio é o de construir uma autonomia política que ensine o cidadão a ocupar os espaços públicos, a ter uma visão critica do mundo, e não depender das práticas políticas do Estado. Este desafio nos remete aos movimentos sociais, participação cidadã, as ONGS.

É nesse novo modelo de movimento social que entra em cena as ONGS num processo de luta contra a discriminação, onde os sujeitos passaram a participar de maneira mobilizada das políticas sociais institucionais.

É fato que os movimentos dos anos 70-80 foram de fundamental importância no sentido de conquistas de muitos direitos sociais novos, que foram inscritos na nova constituição brasileira de 1988, trazendo a partir de 1990 novas formas de organização popular mais institucionalizada.

Algumas ações coletivas surgiram devido á crise econômica, atuando como grupos de pressão, reivindicando melhores salários, movimentos grevistas, atos de manifestação contra a violência.

À medida que as políticas neoliberais avançaram foram surgindo outros movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com