TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica Geral

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

Ginástica Geral

A partir do século XIX, já no inicio temos a ginástica europeia, representados principalmente pelas escolas de ginastica alemã, sueca e francesa.

O ano de 1800 é considerado uma data muito especial, pois foi este ano que surgiu a atual ginastica, para Langlade (1986), “dai em diante, a ginastica evoluiu incessantemente, não havendo alcançado ainda hoje formas definitivas”.

A denominação ginastica remonta as épocas anteriores ao século XIX. A sua origem etimológica vem do grego gymnastiké – “ Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade” (grifo meu)- e gímnós- “nu, despido” (Ferreira 1986)  uma ideia  entre o exercício físico e a nudez, do livre, do limpo, de desprovido ou destituído de maldade, do imparcial, do neutro, do puro ...

Para os Gregos, ginástica significava exercícios físicos em geral, a qual este compreendia corrida, lançamentos, saltos, lutas, entre outros... (todos os exercícios denominados na atualidade atletismo ou esporte- Langlade e Langlade, 1986). Sendo assim as suas primeiras sistematizações estendido na sociedade europeia. O termo ginástica englobava práticas corporais, como: jogos populares e da nobreza, acrobacias, saltos, corridas, exercícios militares de preparação para a guerra, esgrima, equitação, danças e canto (Soares, 1998)

O movimento Ginástico Europeu pode ser estendido de acordo com Soares como o conjunto, sistematizado pela ciência e pela técnica, do que ocorreram em diferentes países ao longo do século XIX, principalmente na Alemanha, Suécia, Inglaterra e França.

A cultura grega, compreendia ginástica relacionada a ideia de saúde, beleza e força. Segundo Soares o movimento Ginástico Europeu acentuava finalidades comuns, como regenerar a raça, desenvolver a saúde, a coragem e a força para servir a pátria nas guerras e nas indústrias.

O circo era uma atividade que exercia grande fascínio na sociedade Europeia do século XIX.

Após aproximadamente quase sem anos sem modificações mais significativas nas linhas originais da ginástica entre 1900 e 1939, tiveram inicio de três movimentos ginásticos: o movimento do Oeste na França, o movimento do Centro na Alemanha, Austrália e Suíça; acentuou-se uma fase de “influência recíproca e universalização dos métodos ginásticos”.

A denominação ginastica geral foi proposta pela FIG no final da década de 1970 e no inicio da década de 1980.

O Professor JEAN WILLISEGGER da suíça,(presidente do comitê técnico de ginastica geral (GG), das atividades gímnicas em suas bases, e também pela sua fácil tradução. O termo ginástica geral passa, então a ser utilizado para marcar a diferença de “ginastica geral”, em suas bases, não competitivas, e  a ginástica competitiva, esportivizada.

Em 1984, foi oficializado o Comitê Técnico de ginástica geral (CTGG) da federação Internacional de ginástica, durante o congresso da FIG realizado em Los Angeles por ocasião dos Jogos Olímpicos. A partir dai iniciou-se um processo mais intenso de divulgação da GG nas diversas federações nacionais filiadas à FIG, pode se dizer que a década de 1980 assinalou a propagação da GG.

Há indícios que o nascimento da ginástica geral no interior da FIG, foi por volta da década de 1950.

A ginástica geral no Brasil

Diz que a historia da ginástica, teve seu começo com a colonização dos alemães. Conhecido como percursor da ginástica JONHANN FRIEDRICK LUDWIG JAHN, tem o reconhecimento como o “pai da ginástica olímpica”.

A colonização que iniciou no Rio Grande do Sul, se espalhou durante um longo tempo, para ver em 1951 a oficialização da ginástica olímpica, com as Federações  do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esta historia tão cuidadosamente registrada pelo Professor NESTOR SOARES PÚBLIO, mostra que em 1951 foi o ano onde as atitudes consolidaram os fatos que proporcionaram as maiores mudanças.

Foi neste ano que a ginástica, filiou-se a confederação Brasileira de Desportos- CBD, realizou o primeiro Campeonato Brasileiro em São Paulo, e o Brasil filiou-se a Federação Internacional de Ginástica – FIG.

O crescimento da ginástica se concretizava a cada ano, com um incansável e determinado trabalho realizado entre 1951 a 1978.

Desse a década de 1980, o desenvolvimento da GG vem ocorrendo no Brasil. Época em que foi oficializado o Departamento de ginástica geral na Confederação Brasileira de ginástica.

Na década de 1980 alguns fatores, assinalaram sua fase inicial da expansão da GG.

Os “festivais Nacionais de Ginástica – FEGIN” realizados anualmente na cidade de Ouro Preto (Minas Gerais) a partir de 1982 (até o ano de 1992), organizados pelo Professor Carlos R.A. de Rezende, sob inspiração da Word gymnaestrada (a oficialização do FEGIN como Festival Nacional de ginástica geral ocorreu em 1985).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com