TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Atletismo em São Paulo

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.892 Palavras (16 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 16

DANIELA PICERNO

ELAINE REGINA OLIVEIRA

GABRIEL DE OLIVEIRA GONÇALVES

JAMILE BATISTA PALAMEDI

JULIO HENRIQUE CARNEIRO DO NASCIMENTO

LILLIAN DIAS

VANESSA ÉRIKA GUITTE

WALLESON AYLTON COSTA

Jogo Derruba Cones

FACULDADE MAX PLANCK

Faculdade de Educação Física

Turma B

Indaiatuba – SP

2015

DANIELA PICERNO

ELAINE REGINA OLIVEIRA

GIANE DE ALMEIDA

JAMILE BATISTA PALAMEDI

LILLIAN DIAS

VANESSA ÉRIKA GUITTE

Tendências e Atualidades do Atletismo no Estado de São Paulo

     Trabalho apresentado como    requisito da disciplina de Atletismo do Curso de Educação Física, sob a orientação da Professora Carla Krieger

FACULDADE MAX PLANCK

Faculdade de Educação Física

Indaiatuba – SP

2015

INTRODUÇÃO

        Nosso trabalho consiste em  Tendências e Atualidades do Atletismo no Estado de São Paulo, destacando os seguintes assuntos:

- Atletismo no São Paulo Futebol Clube;

- Corrida Internacional de São Silvestre;

- Atletismo para deficientes;

- Curiosidades:

  • Le Parkour;
  • Corrida Escadaria
  • O Segredo dos Quenianos
  • Curiosidade de Doping 2010;
  • Assembleia Geral da CBAt.

CAPÍTULO I

  1. Um Breve Histórico sobre o Atletismo

        O Atletismo é um conjunto de atividades esportivas, que teve origem nas Grécia antiga. Os primeiros jogos olímpicos foram realizado em 776 a.C, com as provas de corridas e arremessos.

        Grande parte das provas de atletismo são realizadas em estádios fechados, com demarcações específicas para cada prova. Algumas provas, como as maratonas são realizadas em vias públicas.

Principais Modalidades:

  Corrida de Pista 

A  mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas. 


- Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.


- Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.


- Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.


- Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.


Corridas com obstáculos


São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).


Revezamento


As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.


Saltos


- Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.

 

- Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.


Arremessos e Lançamentos


        Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de marte e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior. 


Decatlo

        Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são: corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.
Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.

1.2 – História do Atletismo em São Paulo

        No Brasil o atletismo começou a ser praticado no final do século XIX. A primeira competição foi realizada em 1914, no clube Espéria na cidade de São Paulo. A prova tinha competições em doze eventos, foi vencida por um dinamarquês radicado na cidade, chamado Islovard Rasmussen. Com esta prova a cidade de São Paulo entrava para a história do esporte brasileiro, como a primeira cidade a realizar competições no país.

        Em 1921 o Clube Atlético Paulistano inaugurou o primeiro estádio para a prática do atletismo no Brasil. O Brasil teve a sua primeira participação nos jogos olímpicos em 1928, na Olimpíada de París na França. A equipe brasileira na época tinha oito integrantes.

1.3 – Atletismo no São Paulo Futebol Clube

        Nas décadas de 40 e 60 o clube ganhou um Tetradecacampeonato seguido no Estadual com 14 títulos com:

 - Hexacampeonato no Troféu Brasil;

- Pentacampeão de forma consecutiva, ganhando a posse consecutiva do Troféu Gigante;

- Centenas de competições nacionais internacionais, ganhando a medalha de Ouro no jogos olímpicos de 1952, com Adhemar Ferreira da Silva recordista mundial no salto triplo de 1952 a 1955, este último nos jogos Pan-Americanos.

Provas Individuais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (264.3 Kb)   docx (768 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com