TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Dança do Ventre para Saúde

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]


SUMÁRIO

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO        1
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        1
  3. OBJETIVOS        2
  4. METODOLOGIA        2

REFERÊNCIAS        3


  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

               A importância da Dança do Ventre para saúde.

       A dança é uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade, na pré-história dançava se pela vida, pela sobrevivência, com a evolução humana a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e usados em rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista de um corpo perfeito. A dança do Ventre não tem um lugar correto de onde tenha iniciado, o mais aceito é que seja no Egito onde as mulheres dançavam em rituais oferecidos a deusas da fertilidade, onde as batidas dos quadris fortaleciam a pelve para facilitar o parto. Quando os Árabes invadiram o Egito eles se apropriaram da Dança e a disseminaram pelo mundo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          A pratica da dança do Ventre como atividade física aeróbica entre meninas e mulheres ganhou muito espaço desde que estudos provaram a eficácia da dança em mulheres acometidas de câncer, depressão, stress, baixo autoestima, com necessidades de fortalecimento dos tecidos corporais principalmente os da pelve e para fins de manutenção de um corpo saudável trazendo consigo vários benefícios que abrangem aspectos físicos e emocionais em suas praticantes.

         Para Betioli (2010 apud, Colombo e Matiello 2014) a dança do ventre tem benefícios emocionais, atua na transformação da mulher, que se sente mais leve, feminina, confiante e segura, alem disso, a dança ajuda a mulher a se expressar melhor liberando seus temores, pois trabalha o desbloqueio dos sentimentos reprimidos.

       A Dança faz com que a mulher descubra sua sensualidade, suas formas femininas e se reconheça com mulher. No estudo de Menéndez (2007 apud, Colombo e Matiello 2014) as mulheres relataram que a dança do ventre permitiu que elas tivessem um contato intimo com o corpo, descobrindo sensações que antes eram despercebidas. Houve uma melhora da imagem corporal depois da conscientização do corpo.

       Vale salientar que a dança contribui com a melhora da respiração, onde a dança exige que se tenha controle da mesma para a execução correta dos movimentos, melhora da mobilidade, flexibilidade e consciência corporal.  


OBJETIVOS

  1. Desenvolver a consciência corporal;

  1. Melhora da autoestima descobrindo o próprio corpo;
  1. Evidenciar a melhora da postura, mobilidade e flexibilidade;
  1. Desenvolver a autoconfiança, e se redescobrir mulher;

METODOLOGIA

           Para elaboração deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica com consulta a livro, artigos na internet e observações das aulas de dança do ventre para mulheres e meninas. Os fatos relevantes resultantes desta pesquisa foram agrupados consistentemente, o que propiciou a análise, a discussão e a obtenção dos resultados.

          As atividades se deram no prédio da Pastoral da saúde em Alto Alegre dos Parecis – RO. A observação e regência do estagio ocorrerão no período de quatorze dias, sendo duas horas/dia. Neste período foi oportunizado acompanhar a professora em todas as suas atividades, podendo conhecer a metodologia utilizada durante a montagem do seu plano de aula, o cuidado com a saúde dos alunos (anamnese) antes, durante e depois das atividades e o desenvolvimento das aulas conforme eram realizadas  permitia aprender demonstrando cuidadosamente como cada atividade deveria ser realizada, controlando o tempo de execução das mesmas e não interferindo na individualidade de cada mulher ou menina.             Assim foi possível auxiliar em todos os momentos das aulas. Em entrevista foi possível observar a paixão da professora pelo ensino da Dança, pois a mesma relata o prazer que sente em ver suas alunas desenvolvendo o aprendizado e suas capacidades motoras, cardiorrespiratórias, afetivas, emocionais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com