TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Educação física na Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  8/3/2023  •  Monografia  •  6.925 Palavras (28 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 28

 

 

 

 

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

 

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 

 

 

 

 

MAICON DA SILVA SANTOS 

 

 

 

 

 

 

 

A importância da educação física na educação de jovens e adultos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Setembro

2022

RESUMO

 

 

O presente trabalho vem destacar como temática a importância da educação física na educação de jovens e adultos, com o intuito de apresentar um aprofundamento e analise teórica da importância das práticas corporais na qualidade de vida de jovens e adultos no ambiente escolar, o mesmo possui por objetivo geral compreender a importância da educação física na educação de jovens e adultos, esta pesquisa foi desenvolvida através de uma inquietação sobre a importância da educação física para educação de jovens e adultos, com esta abordagem a pesquisa em questão centra-se no método de pesquisa científica qualitativa, explorando através de estudos aprofundamentos teóricos e argumentações para compreender o problema abordado. É importante destacar que os benefícios voltados para a saúde mental, físico e social são fatores ativos nas práticas de educação física que vem proporcionando uma vida mais autônoma, ativa e saudável. Pois, além dos seus benefícios na saúde, prevenindo e tratando doenças crônicas, como também fortalece os músculos e ossos e aumentando a autonomia e autoestima.  Diante isto, o aprofundamento teórico juntamente com a prática percebeu se como é relevante que o educador físico interaja e desenvolva exercícios para além de fatores físicos como também sociais. Assim, a escola propicia através da educação física na EJA o desenvolvimento de competências para além da abordagem teórica, como também prática impactando de forma positiva uma vida mais ativa e saudável para os jovens, adultos e idosos. Diante isso, é essencial que mesmo durante pouco tempo nas aulas de educação física que haja essa intervenção orientada, que para além da sala de aula perpasse de forma conscientizadora no dia a dia dos sujeitos.  

 

 

Palavras-chave: Educação física escolar; EJA; Promoção da saúde;

 

 


1. INTRODUÇÃO

 

 

O presente trabalho vem destacar como temática ‘a importância da educação física na educação de jovens e adultos’, com o intuito de apresentar um aprofundamento e analise teórica da importância das práticas corporais na qualidade de vida de jovens e adultos no ambiente escolar.  Diante isto, os exercícios desenvolvidos com orientação e supervisão do educador físico desenvolvem diversos benefícios na área física, mental e social. Pois, estes são essenciais no desenvolvimento de práticas que beneficiam a promoção da saúde na vida cotidiana.  

Neste intuito, o mesmo possui por objetivo geral: Compreender a importância da educação física na educação de jovens e adultos. Diante isto, para atender a esta demanda a pesquisa buscou através dos objetivos específicos: Conhecer a história do surgimento da educação física na educação de jovens e adultos e suas interfaces até a contemporaneidade; Identificar a importância da educação física como componente curricular na EJA; Reconhecer a educação física como ferramenta imprescindível na saúde para jovens e adultos; Elencar os benefícios das práticas corporais na EJA.

Diante esta premissa, a pesquisa surgiu através de uma inquietação: Qual é a importância das aulas de educação física na EJA e quais benefícios pode oferecer aos educandos? Sabe-se que a prática de exercícios físicos na rotina tem influências positivas em sua qualidade de vida, propiciando na recuperação da redução de capacidade física. Assim, justifica-se que este estudo vai para o âmbito além do acadêmico, más também demonstrando uma atitude conscientizadora na prática destes exercícios na comunidade.  

Desta maneira, a importância dos exercícios físicos na educação escolar para EJA proporciona no auxílio da qualidade de vida. Assim, os exercícios no campo do desenvolvimento do ser biopsicossocial vêm auxiliar na redução de comorbidades, estimula a memória, diminui a ansiedade, aumenta a autoestima e contribui na interação socioemocional. No entanto, é essencial que esta prática seja desenvolvida com supervisão de profissional de educação física para uma prática ativa e saudável.  

Nesta ênfase, a presente abordagem divide-se em fundamentação teórica, que discute através de uma abordagem científica conceitos acerca da temática. A seguir os materiais e métodos, que realiza uma descrição dos métodos, técnicas, materiais e procedimentos utilizados na construção da pesquisa. Logo após, propicia uma discussão analítica nos resultados e discussão, realizando um confronto entre teoria, hipóteses e realidade do objeto.

Para concluir, apontando os resultados alcançados através dos objetivos e a importância deste estudo na área acadêmica.  

Desta forma, as contribuições desta pesquisa influência na reflexão acerca dos benefícios reais e práticos da execução da educação física na modalidade EJA. Dessa maneira, demonstrando a importância desta prática para redução de doenças crônicas, tratamentos terapêuticos e preventivos em comorbidades, fortalecimento muscular, circulação sanguínea e maior qualidade de vida na promoção da saúde em jovens e adultos partindo do contexto escolar. Portanto, para além dos estímulos físicos, beneficia a interação e evita problemas psicológicos.  

 

2. A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

 

 

A educação física não se concentra somente na apropriação da realização de jogos, esta é uma área de concentração ampla e complexa que desenvolve através de seus objetivos aspectos essenciais para melhorar a condição de vida dos sujeitos. Neste sentido, estas apropriações são pensadas em diferentes modalidades com o enfoque no desenvolvimento do ser em seus fatores biopsicossociais. Pois o trabalho desta área preza para além da importância de um corpo saudável também por uma mente com saúde e ativos conjuntamente neste processo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)   pdf (259.9 Kb)   docx (72.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com