TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Hidratação Para Quem Pratica Exercícios Físicos

Por:   •  4/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Conhecimento e Ciência[pic 1]

Bacharelado em Educação Física

Bases Biológicas e Bioquímicas da At. Fís.

Hevellem Lima

A importância da hidratação para quem pratica exercícios físicos.

Quais as consequências da desidratação?

Belém-Pa

2018

  1. Introdução

Com a pratica de qualquer atividade física (seja ela intensa ou apenas atividades diárias) aumentamos a frequência cardíaca, com isso, o fluxo sanguíneo, e também a temperatura corpórea. O organismo humano tem um mecanismo fantástico de simples explicação: a sudorese.

 Durante a contração muscular, cerca de 70% da energia produzida pelo organismo é dissipada na forma de calor, e apenas 30% desta energia é utilizada na contração muscular. No repouso, por exemplo, a taxa de produção de calor do corpo é baixa, cerca de 1Kcal/min, mas em altas intensidades de exercício a produção de calor metabólico pode exceder 20Kcal/min. Se esta energia não fosse dissipada, a temperatura corporal aumentaria 1ºC a cada cinco minutos, levando a um superaquecimento do corpo e possível colapso. (LANCHA JUNIOR, 2004, p.96).

A sudorese normalmente tem início quando a temperatura corporal central supera 37°C. É caracterizada como a capacidade do corpo de liberar água para reestabelecer a temperatura natural do corpo. É regulada através do sistema nervoso autônomo simpático, através de glândulas sudoríparas por nervos específicos.

Existem doenças associadas a sudorese, como a Hiperidorese, que tem se difere em 3 formas específicas de se manifestar: Hiperidorese primária; hiperidorese secundária e ruborização facial.

Como citado acima, a sudorese é a capacidade do corpo de liberar água para o esfriamento corporal. Como isso pode implicar em uma atividade física intensa, como: corridas, circuitos de treinamento funcional, artes marciais, musculação, Crossfit, HIIT...?

É correto beber água durante a atividade para repor o que o suor usou? Existe algum perigo de desidratação ao suar demais?

  1. A importância da hidratação para quem pratica exercícios físicos.

A água é indispensável para o bom funcionamento orgânico, transporta nutrientes, como aminoácidos, glicose e vitaminas, sendo o meio em que todas as reações químicas ocorrem. Dentre as funções que a água desempenha no ser humano, tem sido enfatizada sua importância para a manutenção da temperatura central (interna) durante a prática desportiva. (GOWDAK ET AL., 2010, p.663)

Nosso corpo é composto, em média, por 60-65% de água (podendo variar por questões de sexo, idade, situação imunológica e gravidez), dividido entre órgãos, células e líquidos essenciais. A importância da água no corpo vai além de apenas não sentir sede. A água é a base fundamental para um bom funcionamento de todos os sistemas e componentes existentes no corpo.

Durante uma atividade física intensa a taxa de transpiração é altamente variável, em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar.

Através da transpiração, ocorre a perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro) causando a desidratação, que acarreta na diminuição do volume de sangue em cada bombeamento (batimento cardíaco) realizado pelo coração.

Entretanto, o organismo mobiliza a água de várias partes do corpo para o sangue. Sendo esse mecanismo insuficiente, ocorre um aumento da frequência cardíaca na tentativa de manter o bombeamento de sangue e a pressão arterial em condições normais. Quando o aumento da frequência cardíaca é insuficiente ocorre redução de força aeróbia (capacidade respiratória) e prejuízo no desempenho durante a atividade física.

De acordo com a porcentagem de perda de água corporal, pode haver o comprometimento da atividade física. Por exemplo, se houver perda de 2%, ocorre a sensação de sede; perda de 4%, há uma diminuição de 20 a 30% da capacidade física acarretando em um esforço maior para a sua realização.

  1. Quais as consequências da desidratação?

O exercício aumenta a perda de água de duas maneiras. Em primeiro lugar, aumenta a frequência de respiração, o que promove perda maior de água pelo aparelho respiratório, proporcionalmente ao aumento da ventilação. Em segundo lugar, e muito mais importante, o exercício aumenta o calor corporal e, por conseguinte, tem probabilidade de resultar em sudorese excessiva. (GUYTON, 1997, p. 239).

Quando não se repõe a água perdida no suor através da ingestão de líquidos, a desidratação ocorre. Isso estimula a secreção de hormônios que atuam ao mesmo tempo para conservar a água, reduzindo a quantidade perdida na urina, e para aumentar a ingestão de água, fazendo a pessoa sentir sede. (ASHCROFT, 2001, p. 137).

    A sede é um dos mais poderosos desejos conhecidos do homem. Em 1952, o fisiologista sueco Bengt Andersson mostrou que a estimulação de certas regiões do hipotálamo desencadeava o comportamento de beber. Esta descoberta levou a identificação de osmorreceptores hipotalâmicos que iniciam o ato de beber quando a osmolaridade aumenta para mais de 280 mOsM. Este é um exemplo de comportamento iniciado por um estímulo interno. (SILVERTHORN, 2010, p.667).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (757 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com