TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador físico

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  1.794 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

NEUROANATOMIA

Portfólio 1

Trabalho apresentado ao Centro Universitário      Claretiano para a disciplina: Neuroanatomia, ministrado pelo professor Edson Donizetti Verri.    

Gustavo Henrique de Almeida Zigaras

R.A: 8044183

BATATAIS-SP

2018

  1. Qual é a importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador físico? 

É de extrema importância pois é a partir desse conhecimento que poderemos estudar e conhecer o corpo humano em todos os pontos como eixos de movimentos, ossos, articulações, músculos e órgãos facilitando o estudo e intervenções do professor.

  1.  Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal.  Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção? 

Plano mediano divide o corpo humano em duas partes iguais direita e esquerda.

Plano sagital cortes paralelos ao mediano dividindo o corpo humano em partes diferentes entre esquerda e direita.

Plano frontal divide o corpo em anterior e posterior.

Plano transverso divide o corpo humano em duas partes superior e inferior.

Os termos são anterior, ventral, frontal.

Posterior, dorsal.

Médio.

  1. Quais são os ossos do membro superior e inferior e, a sua classificação, quanto ao seu tipo?

Membro superior: úmero longo, rádio longo, ulna longo, carpo curto, metacarpo longo, falanges longo.

Membro inferior: fêmur longo, tíbia longo, fíbula longo, patela sesamoide, tarso curto, metatarso e falanges longos.

  1. Dê a classificação morfológica e funcional das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional?

Ombro: articulação esferoide, são 3 articulações esternoclavicular considerada como articulação sela, articulação glenoumeral esferoide e acromioclavicular plana

Cotovelo: articulação móvel do tipo sinovial, úmeroulnar gínglimo, úmeroradial esferoide.

Punho: articulação elipsoide ou condilar, radioulnar distal articulação trocoide, rádiocarpica articulação condilar.

É importante saber quais os eixos de movimentos de cada articulação para poder identificar quais movimentos pode ser realizados por cada segmento.

  1. Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?

Eixo látero-lateral: movimentos de extensão e flexão é perpendicular ao eixo sagital ou mediano.

Eixo Antero-Posterior : ocorre movimentos de adução e abdução, é perpendicular ao plano coronal ou frontal.

Eixo longitudinal: permite movimentos de rotações lateral e medial, é perpendicular ao plano transversal.

  1. O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)?

Musculo Agonista: são os principais músculos responsável pela contração muscular para produzido qualquer tipo de movimento como pegar um peso ou até mesmo sentar em uma cadeira.

Musculo Antagonista:  são músculo que se opõe as ações do Agonista quando o agonista se contrai o musculo agonista relaxa controlando a rapidez do movimento ou a potência do movimento.

Posturais e Sinergista: são músculos responsáveis pela estabilização das articulações durante o movimento para que não ocorra movimentos indesejáveis durante a execução de cada movimento.

  1.  Citar os músculos com sua origem e inserção que atuam no ombro durante os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial e lateral.

Musculo peitoral maior: sua inserção se encontra na metade medial da clavícula, no esterno e nas cartilagens costais das 6 primeiras costelas e na aponeurose do músculo oblíquo externo do abdome. Sua ação e flexionar, aduzir e rodar medialmente ombro.

Musculo deltoide: sua origem e inserção se encontra no terço lateral da clavícula, no acrômio e na espinha da escápula e na tuberosidade deltóide do úmero. Sua ação e flexionar, aduzir e estender.

Grande dorsal: sua origem e inserção se encontra nos processos espinhosos das seis últimas vértebras torácicas, em todas as vértebras lombares, no sacro e na crista ilíaca e na margem medial do sulco intertubercular do úmero. Sua ação é estender e aduzir o ombro medialmente.

Musculo supraespinhal: : na fossa supraespinal da escápula e no tubérculo maior do úmero. Sua ação é abdução do úmero.

Musculo infraespinhal: sua inserção e origem se encontra na fossa infraespinal da escapula e no tubérculo maior do úmero. Ação de rodar lateralmente o ombro.

Musculo subescapular: sua origem e inserção se encontra na fossa subescapular da escápula e no tubérculo menor do úmero. Ação é rotação medial do ombro.

Musculo redondo maior: sua inserção e origem se encontra na borda lateral da escápula e ângulo inferior da escápula e no tubérculo menor do úmero. Ação é rotação medial do ombro.

Musculo redondo menor: sua origem e inserção se encontra na borda lateral da escápula e no tubérculo maior do úmero. Função é rotação lateral do ombro.

Musculo coracobraquial: sua inserção e origem se encontra  no processo coracoide da escápula e na face anteromedial do úmero. Função é flexionar horizontalmente o ombro.

  1.  Citar os músculos com sua origem e inserção que atuam no cotovelo durante a flexão e a extensão.

Musculo bíceps braquial: sua origem e inserção se encontra sua cabeça curta se origina no processo coracoide da escápula, e a cabeça longa, no tubérculo supraglenoidal e na tuberosidade do rádio e, através da aponeurose do músculo bíceps, na fáscia do antebraço. Ação é flexão e supinação.

Musculo braquial: sua inserção e origem se encontra na face anterior do úmero e na tuberosidade da ulna. Função é flexão.  

Musculo tríceps braquial: sua origem e inserção se encontra na sua cabeça longa se origina no tubérculo infraglenoidal, sua cabeça medial na face posterior do úmero medial e distal ao sua do nervo radial, e a sua cabeça lateral na face posterior do úmero lateralmente proximal ao sulco do nervo radial, e no olecrano. Ação extensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (401.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com