TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador físico

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

JOÃO PAULO PEREIRA FILHO

R.A 8023811

Portfólio 1

Neuroanatomia

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano      para a disciplina de Neuroanatomia, ministrado pela Profª Camila Tavares Valadares da Silva

Brasília
2017

 

1)Qual importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador físico?

R: A posição anatômica é importantíssima para a atuação do profissional de educação física, pois a partir desse conhecimento podemos entender onde localizamos por exemplo os ossos e músculos e como podemos trabalhar eles da melhor forma, e assim desenvolver a melhora para a prática das atividades físicas

 2) Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção?

R: Plano medial ou sagital: São todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio(ex: a orelha). O plano sagital mediano(ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.

Plano frontal ou coronal: São todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio(ex: testa). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.

Plano transversal: São todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.

Os termos relacionados a cada plano de secção são: Anterior/central/frontal (localizado a frente do corpo), posterior/dorsal (localizado em direção às costas do corpo), Médio(interposto entre  a parte anterior e posterior do corpo), superior/cranial (localizado superiormente ao corpo), inferior/caudal (localizado inferiormente ao corpo)

 3) Quais são os ossos do membro superior e inferior e, a sua classificação, quanto ao seu tipo?

R: Os ossos dos membros inferiores são compostos por quatro segmentos: cintura pélvica(ilíaco), coxa(fêmur),perna(tíbia e fíbula) e os pés(Tarso, metatarso e falanges)


já os ossos dos membros superiores são compostos por quatro segmentos: cintura escapular(clavícula e escápula), braço (úmero), antebraço (rádio e ulna), e mão (carpo, metacarpo e falange).

Podemos classificar os ossos como:

Ossos longos: são aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. Exemplos: ossos dos membros, como o fêmur (no membro inferior) e o úmero (no membro superior).

Ossos curtos: são aqueles em que as três dimensões se equivalem. Exemplos: tarsos, carpos e calcâneo.

Ossos planos ou chatos: são aqueles em que a espessura é bem menor que o comprimento e a largura. Exemplos: escápula, esterno e os ossos da bacia.

Ossos alongados: são as costelas, que se diferenciam dos ossos longos pela ausência de canal medular.

Ossos irregulares: são as vértebras, que não apresentam forma definida.

Ossos pneumáticos: são aqueles que apresentam cavidades com ar. Exemplos: ossos frontais.

4) Dê a classificação morfológica e funcional das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional?

R: OMBRO

O ombro é formado por três articulações: Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral.

Morfologicamente é uma aticulação móvel, do tipo sinovial. Na articulação esternoclavicular: anatomicamente sela / funcionalmente esferóide (enartrose). Na articulação acromioclavicular: plana. Na articulação glenoumeral: esferoide.

Funcionalmente é classificado como triaxial, permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução, e rotação e circundação.

COTOVELO

Possui três articulações: úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal.

Morfologicamente é uma articulação móvel, do tipo sinovial.

Na articulação úmero-ulnar: tipo gínglimo (articulação em dobradiça). Na articulação úmero-radial: tipo esferoide (enartrose).Na articulação rádio-ulnar proximal: tipo trocoide.

Funcionalmente é classificado como monoaxiais. As articulações só permitem a flexão e extensão.

PUNHO

A articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica.

Morfologicamente é uma articulação móvel, do tipo sinovial trocoide (na articulação rádio-ulnar distal) e sinovial condilar (na articulação rádio-cárpica).

Funcionalmente é classificado como biaxial. Permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução.

A importância do conhecimento dessas classificações é altamente recomendável, pois muitos exercícios e movimentos  em nossa área de atuação são focados nessas articulações(ombros, cotovelos e punhos), portanto para uma melhor preparação dos planos de treinamentos é fundamental termos esse conhecimento.

 5) Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?

R: são eixos anatômicos:

•Eixo Ântero-Posterior: estende-se  em sentido anterior para posterior. Perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de sagital. Eixo que possibilita os movimentos de abdução e adução. Ex: articulação do ombro, do quadril, etc.

•Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso. Perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como transversal ou horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex: articulação do ombro, cotovelo, etc.

•Eixo Longitudinal: Estende-se de cima para baixo(ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal. Esse eixo possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação Medial. Ex: articulação do cotovelo, ombro, etc.

Os planos secção dos eixos são:

•Plano Mediano

•Plano Sagital

•Plano Frontal

•Plano Transversal

6) O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)?

R: Agonista: são músculos principais com movimento específico no corpo, ele se contrai ativando os movimentos desejados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com