TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 8

1) Qual é a importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador

físico?

R:  A posição anatômica é princípio de todos os estudos científicos do corpo humano, por ele houve padronização, aprimorando a comunicação e o trabalho entre as demais áreas de estudo.  É descrita   em um indivíduo   em posição ereta, braços retos e paralelos ao corpo e com as palmas das mãos dirigidas para frente, pernas unidas e pés virados para   frente, olhos fixos olhando para o horizonte. Partindo deste princípio de posição anatômica se torna importante o profissional da educação física pós, existem planos, eixos anatômicos e funções do aparelho locomotor que se fazem presentes na atuação diária do educador físico cabendo o mesmo possuir domínio analítico e teórico dos movimentos para desenvolver uma boa educação física promovendo um bom desenvolvimento em qualquer modalidade de atuação da educação física.

2) Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção?

R: Planos seccionais: plano mediano plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo em parte  direita e esquerda, plano sagital e plano que passa verticalmente através do corpo paralelas a linha media, planos frontal ou coronal são planos verticais que passam através do corpo em ângulos retos com plano mediano  fazendo a divisão anterior e posterior e plano transversal são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano dividindo o corpo em parte superior e inferior.

3) Quais são os ossos do membro superior e inferior e, a sua classificação, quanto ao

seu tipo?

R: Membros superiores: é classificado como esqueleto apendicular superior, e composta pelo úmero na região do braço, quanto ao antebraço já encontramos o rádio e a ulna e por último a mão composta por 8 carpos, 5 metacarpos, 14 falanges.

Membros inferiores: classificado como esqueleto apendicular inferior, fundamentais para locomoção, equilíbrio e a sustentabilidade do corpo, ossos presentes no grupo inferior são na cintura pélvica com dois ossos do quadril ou púbis, na coxa o fêmur, patela, na perna tíbia e fíbula e no pé 7 tarsos, 5 metatarsos e 14 falanges.

4) Dê a classificação morfológica e funcional das articulações do ombro, cotovelo e

punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional?

R:  Ombro: composta por três articulações: acromioclavicular, glenoumeral e esternoclavicular. Quanto a morfologia é uma articulação móvel, do tipo sinovial. na articulação esternoclavicular: funcionalmente esferoide, na articulação acromioclavicular: plana e na articulação glenoumeral: esferoide. O ombro possui quatro variedades movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação.

Punho: Articulação móvel, do tipo sinovial trocoide na articulação rádio-ulnar distal e sinovial condilar na articulação rádio-cárpica. É possível realizar na articulação do punho os movimentos de rotação medial/lateral, num eixo longitudinal e de flexão/extensão, adução/abdução, nos eixos transversal e sagital.

Cotovelo:  possui três articulações úmero-ulnar, úmero-radial e rádio - ulnar proximal. É uma articulação do tipo sinovial móvel, na articulação úmero-ulnar: tipo gínglimo, na articulação úmero-radial: tipo esferoide, na articulação rádio - ulnar proximal: tipo trocoide. Na articulação do cotovelo é possível realizar os movimentos de flexão e extensão, no eixo transverso.

5) Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos?

Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?

R: Eixo Látero-Lateral: perpendicular ao plano sagital, neste plano e possível realizar os movimentos de flexão e extensão.

        Eixo Ântero-Posterior: perpendicular ao plano frontal, este eixo possibilita os movimentos de abdução e adução.

        Eixo Longitudinal: perpendicular ao plano transversal, este eixo possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação medial.

6) O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional

dos músculos esqueléticos)?

R: Os músculos podem ser classificados funcionamento como:

Agonista:  o musculo principal que ativa um movimento específico do corpo, se contraindo para produzir um movimento desejado.

Antagonista: é o músculo que se opõe à ação do agonista. Quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento.

Sinergista: aquele que participa auxiliando a movimentação principal ou estabilizando a articulaçõe para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal.

Postural: estabiliza a origem do agonista de modo que ele possa agir com mais eficácia. Atua estabilizando a parte proximal do membro quando move a parte distal.

7) Citar os músculos com sua origem e inserção que atuam no ombro durante os movimentos

de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial e lateral.

R: Deltoide:

Origem: terço acromial da clavícula; acrômio, espinha da escapula

Inserção: tuberosidade         para o musculo deltoide

Ação: parte  clavicular:  flexão  e  rotação  medial  do  braço;  parte acromial:  Abdução  do  braço  de  30°  a  90°;  parte  espinal:  extensão  e rotação lateral do braço.

Supraespinhal:

        Origem: Fossa supra-espinhal da escápula  

Inserção: Tubérculo maior do úmero  

Ação: Rotação lateral e abdução do braço de 0° a 30°.

Infra-espinhal:

        Origem: Fossa infraespinhal da escápula

Inserção: Tubérculo maior do úmero

Ação: Rotação lateral e adução do braço.

Redondo menor:

Origem: Margem lateral da escápula  

Inserção: Tubérculo maior do úmero  

Ação: Rotação lateral e adução do braço  

Redondo Maior:

Origem: Ângulo inferior da escápula

Inserção: Tubérculo menor do úmero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com