TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Aulas de Música na Educação Física

Por:   •  6/3/2023  •  Tese  •  4.472 Palavras (18 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

Sant’Ana do Livramento

2022

[pic 3]

        Sant’Ana do Livramento

2022

[pic 4]

[pic 5]

DANIELE PRESTES VARGAS

33938926

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NAS AULAS DE

EDUCAÇÃO FÍSICA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        4

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        15

8        CRONOGRAMA        16

9        RECURSOS        17

10        AVALIACÃO        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

INTRODUÇÃO

              No dia a dia da escola, o aluno repete muitos gestos, às vezes sem nem perceber. Um simples andar, correr, sentar e virar estão todos relacionados a vários movimentos de expressões corporais. Neste contexto, e com base nesta premissa, o tema escolhido foi a dança no contexto escolar para apresentar uma solução educativa que deve ser aliada à criatividade, expressão e comunicação. A dança tem um toque alegre que pode ser expresso de forma lúdica, permitindo que os alunos se movimentem livremente. Além disso, visa desmascarar os estereótipos de "dança só para meninas" e "meninos gostam de brincar".

              Especialmente porque a dança existe em diferentes momentos de nossas vidas, de diferentes formas, com diferentes significados. Enquanto atividade pedagógica, a dança na escola deve ter um papel fundamental: atividades de autoconfiança, raciocínio, desenvolvimento da memória, estimular a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa, fazendo com que a criança construa uma melhor relação consigo mesma e com os demais (BETTI, 1999; FERNANDES, 2009).

               Além disso, é possível combinar várias atividades com a música e movimento, como a ciência, a matemática, a arte e a linguagem artística em uma direção de trabalho interdisciplinar em vários momentos. Tudo isso e muito mais pode ser obtido através da experiência da dança, portanto não se deveria privar os alunos dessas experiências educacionais que oferecem aprendizagem em cada etapa do domínio psicomotor e abrangem o ambiente de aprendizagem (BRASIL, 1998).

Marques (2007) exigia que as escolas proporcionassem aos alunos habilidades motoras variadas. Essas habilidades ajudam as crianças a enfrentar seu desenvolvimento educacional como um todo. O plano de aula e a estrutura do professor devem ser coesos.  

              A escola é a primeira vez que as crianças são expostas a atividades em grupo, isso lhes dá a oportunidade de se tornarem indivíduos completos, graças a experiências vividas na escola. Lá também é desempenhado um papel importante na educação dos alunos sobre como viver em uma comunidade ou sociedade e se envolver em um debate cívico eficaz.

  1. TEMA

  O tema escolhido para elaboração do presente projeto de ensino trata-se de “a importância da dança nas aulas de Educação Física escolar por se tratar de que a mesma sendo utilizada trará uma experiência corporal possibilitando aos alunos novas formas de comunicação e expressão, levando-os à descoberta de sua própria linguagem corporal auxiliando no processo de ensino.

Levando em consideração que a temática está extinta dentro da sala de aula, onde os professores se apegam em trabalhar assuntos mais “tradicionais” e esquecendo de temas que são de extrema importância e relevantes. De tal modo que serão buscadas novas formas de ingressar a dança nas aulas de Educação Física, mostrando sua extrema importância.

  1. JUSTIFICATIVA

               O presente trabalho é baseado em pesquisas sobre como a dança na educação física pode contribuir para novas formas de expressão e comunicação, melhorar habilidades básicas, padrões básicos de movimento, desenvolver o potencial humano e facilitar processos intelectuais. Ferramentas de socialização para a construção de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Entende-se que o movimento por meio da dança pode ser relevante para o campo da educação física, pois, além da atividade física, a dança é essencial para que o indivíduo compreenda o quê e o porquê do movimento, pois o movimento expressivo deve ser consciente em primeiro lugar.

             Toda criança precisa de uma experiência comunicativa, criativa e interpretativa por meio do movimento, e com esta prática educativa de aprendizado a criança desenvolverá expressões como momentos felizes, por meio de ações. Como estratégia para o ensino destes, além das atividades de improvisação e conscientização corporal, podem ser utilizadas atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e atividades baseadas no cotidiano como danças e movimentos utilizados pelos alunos e temas geradores da cultura brasileira proporcionando maior relação com o meio onde vive.

            A dança na educação física escolar deve visar o aumento da autoestima, o combate ao estresse, a melhoria da postura corporal, além de auxiliar na aquisição e manutenção da saúde, aptidão social, mental, psíquica e física, fazendo com que tenha uma atuação muito mais ampla e ofereça um resultado proveitoso ao aluno nos mais diversos pontos e aspectos de sua vida. Apesar de sua importância na escola, na maioria das vezes a dança só é mencionada apenas em datas festivas como em festas juninas, dia das mães, festas de final de ano ou como atividade extracurricular sem ser dada sua devida importância, sendo pouco utilizada ou por não estar dentro do cronograma de aulas ou por falta de profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (351.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com