TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE ARTES E EDUCAÇÃ FÍSICA

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 3

Jogo: Twister

Conceitual: qual sua origem? Como podemos modificá-lo?

Originalmente batizado de Pretzel, Twister foi criado por Foley and Guyer Jr. took designers de produtos, e apresentado para Mel Taft, Vice-Presidente da Milton Bradley Co. nos anos 1960. Mel Taft viu imediatamente uma grande oportunidade de investimento neste jogo que propunha - pela primeira vez - um jogo de tabuleiro onde as peças seriam pessoas e o tabuleiro, consequentemente, em tamanho muito maior que o convencional. Ganhou notoriedade mundial quando, Eva Gabor e Johnny Carson, jogaram o jogo no programa de televisão, The Tonight’s Show, em maio de 1966.

O jogo é originalmente de caráter competitivo, jogado individualmente, e estimula o equilíbrio, concentração e consciência corporal.

MODIFICAÇÃO 1)

Objetivo: Aumento da dificuldade física

Modificar a roleta para, ao invés do original pé/mão direita e esquerda, a inclusão de outras partes do corpo, tais como: cabeça, cotovelos e joelhos. A idéia é adicionar um grau maior de dificuldade ao jogo, colocando um desafio corporal para jogadores já mais experientes. MODIFICAÇÃO 2)

Objetivo: Jogo competitivo transformado em jogo cooperativo

O jogo modificado é jogado em 2 ou mais times. Cada time (formado por um juiz e 4 jogadores) deverá ter disponível um tabuleiro-tapete e uma roleta. O time campeão é aquele que consegue manter o último jogador sem cair. É como se dois jogos acontecem de forma concomitante, mas os jogadores do mesmo time se movem de forma a ajudar um ao outro, ao invés de dificultar a movimentação dos jogadores do mesmo tabuleiro-tapete, como acontece no jogo tradicional.

Procedimental: praticar o jogo original. Experimentar as propostas de alterações que forem surgindo.

Objetivo: ser o último jogador a manter-se em pé no tabuleiro-tapete. O jogador que cair, automaticamente sai do jogo.

Número de Jogadores: de 2 a 4 jogadores + juiz

Como jogar: O juíz, que não é considerado jogador, irá girar a roleta e irá determinar a parte do corpo (pé ou mão/esquerdo ou direito) e a cor que a seta da roleta apontar. Cada jogador deverá seguir as instruções do juiz e mover corretamente a parte do corpo para o círculo da cor determinada(por exemplo: o juiz diz “mão direita, vermelho”, cada jogador - ao mesmo tempo - precisa tentar mover a mão direita para algum círculo vermelho vazio, tentando manter o equilíbrio.

Se a mão/pé já estiver na cor referida pelo juiz, o jogador deverá tentar o ver a parte do corpo para outro círculo da mesma cor.

Atitudinal: há colaboração durante o jogo Twister? De qual tipo?

A colaboração no jogo Twister só acontece objetivamente quando jogado da forma modificada. De qualquer outro modo, o jogo é basicamente competitivo e está na natureza da estratégia do jogo dificultar a movimentação do oponente com o objetivo de fazer o oponente cair e, consequentemente, perder.

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com