TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos exercícios físicos

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Angélica Aparecida Oliveira Antloga

A importância dos exercícios físicos

Atividade de Portfólio da Disciplina de Anatomia Humana professor MS. Edson Donizetti Verri.

Batatais

2017

A importância dos exercícios físicos

A presente pesquisa visa estabelecer e descrever a importância da prática de exercícios físicos durante a vida de qualquer indivíduo.

A saúde não é um valor absoluto que pode ser alterar no decorrer da vida, ou até mesmo do dia, uma vez que nem sempre podemos dizer que estamos saudáveis, psicologicamente, socialmente e fisicamente, assim para que alguém adoeça, vários fatores poderão influenciar, como por exemplo o ambiente, o acesso à saúde, hábitos e estilo de vida, bem como fatores genéticos (MARTINS, p. 6-8, 2010).

O ser humano como qualquer outro animal, foi concebido para a atividade física, uma vez que para ser alimentar e fugir dos predadores necessitava se movimentar.

Com o desenvolvimento industrial, o sedentarismo passou a fazer parte da rotina das pessoas, que nos dias de hoje, não precisam plantar, nem caçar para adquirir alimento, mas apenas pedir por telefone ou através de um aplicativo de celular.

A atividade física pode ser compreendia como qualquer movimento corporal que venha resultar em gasto energético acima dos níveis em repouso (FILHO, p, 11, 2013).

O sedentarismo a inatividade física contribuem para o aparecimento de diversas doenças, sendo que a prática de atividades físicas diminuem o risco de desenvolvimento de doenças e melhoram a qualidade de vida (MARTINS, p. 27, 2010).

A prática de atividades físicas regulares diminuem no mínimo o risco para dez doenças: 1)obesidade; 2) diabetes; 3) hipertensão arterial; 4) infarto do miocárdio; 5) acidente vascular cerebral; 6) colesterol; 7) osteoporose; 8) câncer de mama; 9) câncer de intestino e de pulmão.

Além da prevenção de diversas doenças, poucas semanas após o início da prática de atividades físicas, vários benefícios já podem ser notados: como a melhora no sono, o melhor funcionamento intestinal, aumento e melhora da capacidade cardiorrespiratória, melhora da memória e capacidade de concentração, diminuição do estresse, depressão e ansiedade, aumento da disposição e a diminuição do isolamento social (MARTINS, p. 28, 2010).

Assim, para uma boa qualidade de vida, maior longevidade e saúde, a prática de atividade física regular é um fator elementar.

No entanto, apesar dos diversos benefícios da prática regular da atividade física, o excesso também é prejudicial, uma vez que poderá causar diversos problemas ortopédicos advindos da prática imoderada de exercícios.

Assim, a atividade física qualquer que seja o tipo, trará diversos benefícios, desde que praticada de forma específica para cada biotipo físico de forma moderada e principalmente se assistida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com