TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leucemia e Sarampo

Por:   •  12/10/2020  •  Seminário  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Acadêmico: Marcelo Ricardo Sarturi

Professor(a): Alberto Saturno Madureira

Disciplina: Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida

Série: 1º ano – Educação Física – Bacharelado

LEUCEMIA

A leucemia é um câncer que tem início nas células-tronco da medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Elas sofrem uma mutação genética em que as transformam em células cancerosas, ocorrendo um funcionamento inadequado e multiplicação rápida e maior do que as células normais, atrapalhando a produção das células sanguíneas saudáveis na medula óssea.

Os quatro principais tipos de leucemia são:

  • Leucemia mieloida aguda (LMA)
  • Leucemia mieloide crônica (LMC)
  • Leucemia linfoide aguda (LLA)
  • Leucemia linfoide crônica (LLC)

A leucemia pode ser classificada como “aguda” ou “crônica” de acordo com a velocidade de crescimento das células doentes assim como de sua funcionalidade. A leucemia aguda progride rapidamente e produz células que não estão maduras e não conseguem realizar as funções normais. A leucemia crônica, entretanto, normalmente progride lentamente e os pacientes têm um número maior de células maduras.

A leucemia tem origem desconhecida e suas causas não estão definidas, mas suspeita-se de alguns fatores com o risco aumentado, sendo, tabagismo, benzeno, radiação ionizante, quimioterapia, formaldeído, produção de borracha, síndrome de down e doenças hereditárias; síndrome mielodisplásica, histórico familiar, idade, exposição a agrotóxicos, solventes, diesel, poeiras, infecção por vírus de hepatite B e C.

Os principais sintomas decorrem de acúmulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção das células sanguíneas normais. A diminuição dos glóbulos vermelhos ocasiona a anemia, cujos sintomas são a fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros. A redução dos glóbulos brancos provoca baixa imunidade, deixando o organismo mais sujeito a infecções graves ou recorrentes. A diminuição nas plaquetas ocasiona sangramentos na gengiva, nariz e manchas roxas.

O principal exame de sangue é o mielograma, porém, pode-se ser feito o hemograma que demonstrará maioria das vezes um aumento do número dos leocócitos, associado ou não à diminuição das hemácias e plaquetas.

 O tratamento tem como objetivo destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Deve-se levar em consideração o grau de avanço da doença, podendo-se incluir quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

REFERÊNCIAS:

Instituto Nacional de Câncer. Tipos de câncer: leucemia. Leucemia. 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia. Acesso em: 09 out. 2020.

ABRALE. A MEDULA, O SANGUE E A LEUCEMIA. 2020. Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/. Acesso em: 09 out. 2020.

HERMESPARDINI. LEUCEMIA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DOENÇA. 2020. Disponível em: http://hermespardini.com.br/blog/?p=724. Acesso em: 09 out. 2020.

SARAMPO

O sarampo é uma virose e como maior parte das doenças de disseminação respiratória é mais comum no inverno, tendo em vista a maior aglomeração de pessoas. A doença no Brasil é bem controlada e os casos que aparecem são importados ou secundários a importados.

Os sintomas são: tosse, coriza, injeção conjuntival e febre. Após poucos dias da contaminação aparece erupções avermelhadas na pele, que iniciam no tronco. As erupções não coçam e duram pouco mais que uma semana. Bem no começo da erupção aparecem manchas brancas muito típicas nas mucosas, mais fáceis de ver na mucosa oral - as manchas de Koplick.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com