TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

Por:   •  15/3/2020  •  Resenha  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

WALLACE CAETANO PIO

8099932

 MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

Primeiro Portfólio

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina: Musculação e treinamento de força como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Marcel Frezza Pisa

Juiz de Fora

2019

PORTFÓLIO 01

Descrição da atividade

Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir e poste no Portfólio. Não se esqueça de formatar seu trabalho com capa, alinhamento justificado e referências bibliográficas:

1) Como o músculo é formado funcionalmente?

Quanto ao ponto de vista funcional, é possível afirmar que o músculo é formado pela fibra muscular, esta inervada pelo motoneurônio alfa, compondo a unidade motora, que, por sua vez, é ativada por esforço voluntário.

2) De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?

Quanto ao tipo, é possível classificar os músculos em: músculo estriado esquelético; músculo estriado cardíaco e músculos lisos. O músculo estriado esquelético é comporto por estriações transversais; ele pode se contrair voluntariamente ou responder a atos reflexos. Já o músculo estriado cardíaco é involuntário e representa a arquitetura cardíaca. Por fim, os músculos lisos não possuem estriações, são involuntários e funcionam de maneira independente da vontade do indivíduo; eles estão presentes nas paredes das vísceras ocas e tubulares, ou seja, compõem órgãos como estômago, intestino, entre outros.

3) As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.

As fibras musculares são divididas inicialmente em tipo I e tipo II. As fibras tipo I possuem maior atividade mitocondrial e em razão disso são de contração lenta e oxidativas, possuindo maior capacidade de obter ATP (trifosfato de adenosina); têm como característica também a coloração avermelhada, isso em razão da alta concentração de mioglobina e elevada vascularização. As subdivisões da fibra de tipo I, e IC, têm alto poder de adaptação ao treinamento, mas raramente são encontradas. Já as fibras de tipo II possuem alta atividade da enzima ATPase e em razão disso, embora tenham maior capacidade de gerar força e velocidade, são mais fadigáveis; têm como característica a coloração esbranquiçada, são de contração rápida e mais glicolíticas. A subdivisões da fibra tipo II são IIA, IIAB, IIB, IIAC e IIC.

4) Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.

No que tange à sua funcionalidade, os músculos podem ser classificados em: músculo agonista; músculo antagonista e musculo sinergista. O músculo agonista é aquele que funciona como motor principal, o que significa dizer que a contração dele é a responsável pela efetivação do movimento. Já o músculo antagonista é aquele que se opõe à ação do músculo agonista, o que significa dizer que ele funciona controlando a força e/ou a velocidade do músculo agonista. Por fim, o músculo sinergista é aquele que funciona auxiliando o músculo agonista quando se contrai ao mesmo tempo e ajuda no movimento, fixa a articulação e/ou neutraliza o movimento desejado. O músculo sinergista pode ser subdividido em sinergista verdadeiro, sinergista auxiliar, motor auxiliar, neutralizador, fixador e estabilizador.

5) A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?

A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares possui três planos de secção: plano sagital; plano medial e plano transverso. O plano sagital tem o eixo medial e nele se verificam os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão. O plano medial tem o eixo sagital e nele se verificam os movimentos de adução e abdução. O plano transverso tem o eixo longitudinal e nele se verificam os movimentos de rotação.

6) O que você entende sobre princípio da adaptação?

O princípio da adaptação é aquele segundo o qual o organismo tem seu funcionamento afetado pelo rompimento dos sarcômeros, pela diminuição das reservas energéticas e pelo acúmulo de metabólitos, de modo que diante disso se revela a necessidade de nova organização celular a fim de atender à demanda gerada por este princípio.

7) O que determina a recuperação em um treinamento de força?

Em um treinamento de força, a recuperação é determinada pelo tipo de treino e acontece entre as séries dos exercícios realizados dentro de uma determinada rotina de treinamento. A depender do treinamento realizado e da rotina adotada, serão determinados os períodos de recuperação, os quais têm significativa importância no sucesso do programa de treinamento. Isso porque os períodos de recuperação afetam diretamente as respostas hormonais do indivíduo. A relação estabelecida entre a recuperação, as cargas, as repetições e quantidade de séries inseridas em um determinado programa de treinamento vai depender do objetivo do programa e alterará o seu formato. Por exemplo, caso o objetivo do programa seja o aumento de força, os períodos de recuperação serão mais longos; já se o objetivo do programa for a alta intensidade dos exercícios, os períodos de recuperação serão mais curtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com