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A Manifestação do Ritmo na Dança e na Ginástica

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  1.862 Visualizações

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SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

É fato que a educação deve propiciar o entendimento da diversidade humano e ensinam a convivência entre os diferentes, a partir do conhecimento sobre si e o relacionamento entre os demais. Assim, o projeto como via de mão dupla pretende ser uma proposta de desenvolvimento do ser humano em proposta de ginástica geral e dança, tendo como referencial o próprio corpo em possibilidade de movimentos rítmicos e expressivos.

Muitas vezes é conceituado, restringindo-se ao conceito musical, mas na verdade o ritmo faz parte da natureza e da vida, pois os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, a respiração, o sono, as ondas do mar possuem ritmo, afirmam que para um individuo possuir uma boa percepção e atuação rítmica com precisão corporal é necessária um funcionamento neuromuscular apurado.

Os ritmos podem ser classificados em naturais e construídos: Ritmos naturais: os ritmos naturais são aqueles inerentes aos seres humanos e vitais para sua sobrevivência, espontâneos próprios de cada espécie animal, podendo ser internos ou externos ao corpo humano ou vegetal. Ritmos construídos: são ritmos criados pelo homem que estão em sincronia com os ritmos naturais.

Ritmo é uma qualidade fundamental existente em todo ser humano, porém uma forma diferenciada, pois cada individuo possui uma característica do ritmo e uma maneira própria de manifestá-lo, o ritmo tem por objetivo ajudar a criança a conhecer o próprio corpo e desse modo favorecer a estabilidade do esquema corporal, auxilia no desenvolvimento da linguagem, auxilia na compreensão do movimento e possibilitar o manejo de mobilidade e expressão, a falta de habilidade rítmica pode causar dificuldades na aquisição de leitura, com pontuação e entonação inadequadas, as dificuldades de ritmo contribuem para que a criança escreva duas ou mais palavras, adicione letras nas palavras ou omita letras e sílabas.


DESENVOLVIMENTO

Introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-lo, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas, e das ginásticas em benefício do exercício critico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

Fica evidente que o foco não se encontra no desenvolvimento da técnica, mas sim no processo da produção dos conhecimentos a respeito dos elementos da cultura corporal de movimentos (encontrados na dança e ginástica), para uma formação integral do aluno que o possibilite compreender as manifestações corporais humanas como instrumentos de comunicação, expressão de sentimentos e emoções, de lazer e de manutenção e melhoria da saúde.

O fato é que o desenvolvimento do conteúdo, que se iniciou de maneira simples e com limitações em muitos dos conceitos possíveis de serem discutidos, acabou tomando proporções e corpo de algo que não só mobilizou vigorosamente nos alunos a estudar o assunto, como também os fez perceber o desenvolvimento de questões importantes como a possibilidade da comunicação e da expressão por meio do movimento humano gerado pelo corpo, de reconhecerem a diferença no relacionamento dos integrantes da sala, uma vez que conseguiram compreender o quanto é importante respeitar as possibilidades que o outro possui na criação e reprodução de movimentos, ou seja, de perceber o limite dos outros e o próprio limite.

A dança é considerada conteúdo da área do conhecimento Educação Física por proporcionar a realização do movimento enquanto uma ação intencional, expressiva e coloca o ser humano em situação, tendo base antropológica e epistemológica, apresentando como embasamento teórico os estudos sobre a motricidade humana e o movimento culturalmente construído, partindo do princípio de interação entre o fazer e o pensar realizando as diversas manifestações corporais com sentido e significado. Uma das principais características da Ginástica é a possibilidade de utilização de uma enorme variedade de aparelhos, entre eles os de grande porte como o trampolim acrobático, a trave de equilíbrio dentre outros, como os aparelhos portáteis como a corela, a bola.

Não há prática educativa sem conteúdo, quer dizer sem objetivo de conhecimento a ser ensinado pelo educador e aprendido, para poder ser aprendido pelo educando, isto porque a prática educativa é naturalmente gnosiológica e não é possível conhecer nada a não ser nada se substantive e vire objeto a ser conhecido, portanto vire conteúdo. A questão fundamental é a política, tem que ver com que conteúdos ensinar, a quem é a favor de que e de quem, contra quê, com ensinar.

Cada indivíduo, ou ser vivo, possui um ritmo próprio. Se observarmos os movimentos de qualquer criança brincando, verificamos que nela existe ritmo. Seus movimentos são efetuados de forma natural, livres e espontâneos, isentos de tensão, por meio dos quais ela se exprime sob seu impulso interior.

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