TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musculação e Treinamento de Força

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

Portfólio 1 – 7ª semana de estudos

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina: Musculação e Treinamento de Força, ministrada pela professora Victoria Silva Midlej Ribeiro.    

DENIS ANDERSON GONÇALVES

8007565

BATATAIS-SP

2017

QUESTÕES

1. Como o músculo é formado funcionalmente?

R – Ele é formado pela fibra muscular, que é inervada pelo motoneurônio alfa, onde assim, compondo a unidade motora, que relativamente é ativada pelo esforço voluntário.

2. De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?

R – Podemos classificar os músculos da seguinte forma, onde sendo:

- Músculo estriado esquelético, onde este se contrai devido a influência de nossa vontade, mas, também pode responder a atos reflexos.

- Músculo estriado cardíaco, este apresenta ação involuntária (não depende de nossa vontade).

- Músculos lisos, não possuem estriações, também são involuntários (não depende de nossa vontade), e compõem as paredes das vísceras ocas e tubulares, de órgãos ocos como, o estômago, intestinos, e entre outros.

E, os três tipos musculares têm as seguintes características:

- Eles podem contrair e encurtar-se, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso;

- Eles podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento;

- E eles podem retornar à forma e ao tamanho originais.

 

3. As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.

R – As fibras do tipo I, de coloração avermelhada (devido à alta concentração de mioglobina e elevada vascularização), apresenta uma funcionalidade de que, são de contração lenta e oxidativas, devido à sua maior atividade mitocondrial, com maior capacidade de obter ATP (trifosfato de adenosina).         E, suas subdivisões, I e IC, são raramente encontradas, e possuem alto poder de adaptação ao treinamento.

Já, as fibras do tipo II, de cor esbranquiçada, são mais glicolíticas e de contração rápida, pois, elas possuem uma alta atividade da enzima ATPase, o que de fato, lhes fornece uma maior capacidade de gerar força e velocidade, mas, porém, apresentando uma fragilidade, devido sua aptidão de se fadigar mais. E, podem ser subdivididas em IIA, IIAB, IIB, IIAC e IIC.

4. Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.

R – Os músculos podem se classificar da seguinte forma:

- Agonista, quando é o motor principal, e sua contração é responsável pelo movimento.

- Antagonista, sendo contrário ao agonista, se opõe para controlar a força, e, ou, a velocidade.

- Sinergista, este se contrai ao mesmo tempo, no auxílio do agonista, para ajudar no movimento, para fixar a articulação, e para neutralizar um movimento indesejado.

5. A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?

R – São eles:

- Plano sagital, eixo medial (divide o corpo em direita e esquerda, ou, medial e lateral), onde neste ocorrem os movimentos de flexão, de extensão e de hiperextensão.

- Plano medial, eixo sagital (divide o corpo em frente “anterior”, e trás “posterior”), onde neste ocorrem os movimentos de adução e de abdução.

- Plano transverso, eixo longitudinal (divide o corpo em superior e inferior), onde neste ocorrem os movimentos de rotação.

6. O que você entende sobre princípio da adaptação?

R – O princípio de adaptação, se refere no tocante assunto da musculação, onde o funcionamento do organismo é diretamente afetado, pelo rompimento de sarcômeros, pela diminuição das reservas energéticas, e pelos acúmulos de metabólitos. E, com isso, faz-se necessário uma nova organização celular, para atender à demanda imposta, por esse princípio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (111.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com