TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musculação e Treinamento de Força

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Maria -RA 8

Musculação e Treinamento de Força

                     

Rio Verde
2019


Atividade de Portfólio

1) Como o músculo é formado funcionalmente?

O músculo funciona da seguinte maneira, é constituído por fibra muscular é inervada pelo motoneurônio alfa, compondo a elemento motor, que é ligada por estímulo voluntário.

A união neuromuscular é o encontro do axônio alfa com a fibra muscular, situado no ventre muscular, nominado ponto motor.

A quantia de fibras inervadas por suas unidades motoras necessita, em parte, do funcionamento feito pelo músculo. Intensidade quanto  mas  força mais unidades motoras. Entretanto, cada unidade motora tem determinado número de fibras musculares sendo ativadas sincronicamente (UCHIDA, et al., 2013)

2) De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?

Os músculos podem ser divididos em três classes, são eles músculo esquelético estriado, músculo estriado cardíaco e músculo liso.

 Possuem várias características os  três musculares  : podem contrai em resposta a um estímulo surgido do sistema nervoso; podendo  se aumentando o seu tamanho e podem retornar à estado   normal.        As características do tecido muscular são contratilidade, elasticidade, condutividade extesibilidade.

 O músculo estriado esquelético é conhecido assim devido às suas estriações transversais se contrai por influência de nosso desejo e respondendo a atos reflexos.

No músculo cardíaco é estriado involuntário, e corresponde a arquitetura cardíaca.

Agora os músculos lisos constituem as paredes das vísceras ocas e tubulares, não apresenta estriações e compõem os órgãos ocos, como estômago, intestinos, entre outros. São músculos involuntários e atuam independentemente do nosso desejo.

3) As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.

Tipos de fibras: As classificações dos tipos de fibras dependem de suas funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais se acordo com (IDE; LOPES, 2008).Portanto , as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, várias subclassificações.  Possuindo coloração avermelhada (devido à grande acumulação mioglobina e elevada vascularização) Nas fibras do tipo I são de contração lenta e oxidativas, devido à maior atividade mitocondrial, com maior capacidade de obter ATP (trifosfato de adenosina). Suas subdivisões, I e IC, são raramente encontradas e têm grande poder de adaptação ao treinamento. As fibras do tipo II, de cor esbranquiçada, são mais glicolíticas e de contração rápida. Possui uma alta atividade da enzima Atpase, o que lhes fornece uma maior capacidade de gerar força e velocidade, porém são mais fadigáveis Podendo ser subdivididas em: IIA, IIAB, IIB, IIAC e IIC. Ti (GENTIL 2006).

4) Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.

Funcionalidade do músculo segundo a função exercida pelo músculo podendo ser classificado agonistano no momento em que o motor principal, e sua contração são responsáveis pelo movimento. É antagonista quando se opõe à ação do agonista, para controlar seja a força, seja a velocidade do agonista. É sinergista quando se contrai ao mesmo tempo, no auxílio do agonista, para ajudar no movimento, fixar a articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado. Assim classificado, ainda, como sinergista verdadeiro, sinergista auxiliar, motor auxiliar, neutralizado, fixado e estabilizador.

5) A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?

 Plano sagital, eixo medial: em que ocorrem os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão.

Plano medial, eixo sagital ocorrem os movimentos de adução e abdução.

 Plano transverso, eixo longitudinal: onde ocorrem os movimentos de rotação.

 6) O que você entende sobre princípio da adaptação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com