TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natação Benefícios a saúde

Por:   •  15/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Da silva, Gabriel Cesar. Natação: seus benefícios a saúde da criança. 2018. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Taubaté, 2018.

RESUMO:  Nesse projeto, você conhecerá alguns aspectos pedagógicos da natação. Esse esporte se difere das práticas habituais das outras modalidades por um motivo principal: o ambiente em que é praticado. Imerso na água, nosso corpo se comporta diferente do que no meio terrestre. As propriedades físicas da água fazem com que forças atuem no corpo e, assim, os movimentos precisam ser realizados de acordo com essas forças.

Outro aspecto importante nessa modalidade é a respiração. O padrão respiratório na natação ou na água é o inverso da respiração em terra. Na piscina, a inspiração é realizada pela boca, e a expiração pode ser realizada pelo nariz ou pela boca.

Podemos perceber, portanto, que o processo de ensino-aprendizagem da natação merece atenção em sua formação acadêmica para que você se sinta preparado para ensinar esse importante esporte.

A natação é ideal para todas as idades, mas se praticado na infância traz inúmeros benefícios a saúde e ao desenvolvimento motor da criança, também traz melhoras significativas em relação a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, promovendo o tônus muscular e alongamento dos músculos e melhora o raciocínio logico.

 É também um esporte inclusivo, pode ser praticado por quase todos deficientes físicos e neurológicos, mas nem todo ser humano se adapta facilmente ao meio liquido, na maioria das vezes por algum trauma de afogamento ou quase afogamento, talvez esse seja a maior dificuldade encontrada pelo profissional da área. Esse projeto é baseado em pesquisas cientificas.

Palavras-chave: natação. Beneficio. Saúde. Criança.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        4

1.2        JUSTIFICATIVA        4

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        5

1.5        OBJETIVOS        5

2        REVISÃO DE LITERATURA        5

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        6

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        7

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

6        REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

O esporte em geral é muito benéfico a saúde, disso todo planeta sabe, e porque muitas pessoas não colocam isso em pratica? talvez pelo medo, preguiça e vergonha.

Uma alternativa é fazer o que gosta, para fazer bem, ou seja qualquer esporte praticado na água traz um relaxamento muscular, não como a natação é também além relaxante muito desgastante com nível elevado de queima de calorias, ou seja, é possível praticar esporte por prazer e não só pelo dever, sem restrição de idades.

Nesse projeto vamos conhecer aspectos relacionados a física da agua e como nosso corpo se comporta quando está submerso no meio liquido. A psicomotricidade pode ser entendida como uma técnica para estruturar todos os elementos psicomotores, possibilitando individuo conhecer realmente o seu ser e o ambiente que o cerca, a partir disto, integrando teorias praticas, será possível atingir um dos principais objetivos da psicomotricidade que  melhora consideravelmente a vida das pessoas.

Considerando que um bom desenvolvimento psicomotor proporciona a criança capacidades básicas para um bom desenvolvimento escolar, a psicomotricidade é utilizada para auxiliar e capacitar melhor a criança, facilitando a aprendizagem.                                                                        

TEMA DO PROJETO

Métodos que auxiliem na aprendizagem da natação, afim de controlar o medo da criança ao meio liquido, um desses fatores é psicomotricidade ensinada através de métodos lúdicos.

  1. JUSTIFICATIVA

Por experiência própria, já tive trauma na infancia de afogamento. Na iniciação foi difícil, mas hoje em dia nado relativamente bem e trabalho como guarda vidas e sou aquático.

  1. SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA

O projeto é voltado para alunos do ensino fundamental e médio, porem quanto antes a iniciação no esporte, melhor será o desenvolvimento da criança no futuro. Mas natação pode ser praticada por pessoas de qualquer faixa etária, inclusive para reabilitação.

  1.  PROBLEMATIZAÇÃO

o medo e insegurança do aluno.

  1.  OBJETIVOS

Deixar em evidencia o beneficio da natação pra saude e atrair mais pessoas para a sua pratica.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Neste item o aluno deve apresentar as principais teorias que se relacionam com seu projeto de ensino. Cabe à revisão bibliográfica, a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem para a profissão, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com