TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Atividade Física no Meio Ambiente

Por:   •  26/4/2021  •  Dissertação  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

STEFANI ALESSANDRA ROSSI BERNARDO

A prática de atividade física na natureza e a interação do homem com o meio ambiente.

        A atividade física no período da pré-história era praticada de forma constante, visto que, para o homem conseguir seu alimento, precisava caçar e também se defender de outros animais. Isso desencadeava uma mudança corporal nos indivíduos, deixando-os adaptados para sobreviverem.

        Atualmente, com os avanços tecnológicos, as tarefas do ser humano se tornam cada vez mais fáceis e práticas. Coisas que antes eram de difícil acesso, hoje podem ser feitas sem sair de casa, pelo celular ou computador.  As pessoas já nascem preparadas para ter uma vida extremamente ativa, porém, a modernidade e a tecnologia mudaram este fato. Ou seja, o sedentarismo cresceu de forma significativa.

        Como consequência desta mudança de estilo de vida, os índices relacionados a vários tipos de doenças começaram a aumentar. Isso tornou a busca pela prática de atividade física mais constante.  Dito isso, há diversos tipos de atividades que podem ser praticadas em vários ambientes.

        Os exercícios na natureza vêm se popularizando de forma significativa. O contato com a natureza, associado aos benefícios da prática regular de exercícios, libera hormônios do bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina. Além disso, a diversidade de práticas que podem ser feitas ao ar livre é grande. Algumas modalidades são: trilhas a pé ou de bicicleta, corrida e ioga. Sem contar os esportes radicais: trekking, escalada, rafting, paraquedismo, entre outros.

        Quando o indivíduo começa a praticar atividades físicas em ambientes naturais, a sua interação com este meio cresce, mudando a visão do praticante, fazendo com que este aumente sua consciência ecológica, compreendendo a importância do meio ambiente para a qualidade de vida e saúde de todos os seres vivos. E, na situação em que o mundo se encontra hoje, esse tipo de transformação de ponto de vista é fundamental para que a preservação da fauna e flora sejam valorizadas como devem.

        Desta forma, a atividade física ao ar livre deve ser valorizada e enaltecida, porque além de trazer inúmeros benefícios ao praticante, também é responsável por conscientizá-lo sobre a relevância do meio ambiente para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com