TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA NO TRABALHO E BIOSEGURANÇA

Por:   •  19/10/2020  •  Dissertação  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Agente de combate a endemias 2020.1

Disciplina: SEGURANÇA NO TRABALHO E BIOSEGURANÇA-FIC.0410-20201-39715

Professora:  ALYCE HELIDA BASTOS DE SOUSA [PR20201]

Aluno: João Carlos Silva Costa.  [ALPO20201]

TAREFA – 1 - Atividade-  Dentro do contexto dos Tópicos abordados nesta AULA 01, confira o material complementar ( MANUAL de Proteção de Agentes de Endemias p.20), " Situações de risco identificadas no processo de trabalho dos agentes de combate às endemias e doenças relacionadas ao trabalho".

Faça uma pesquisa e elabore um texto (máximo 30 linhas) descrevendo pelo menos um tipo de risco à saúde dos ACEs na sua atividade laboral. 

Bem diante do questionamento para descrever um tipo de risco à saúde dos ACEs na sua atividade laboral, pesquisei neste artigo científico dados relevantes a está temática, e buscar retratar um risco eminente ao ACEs.

Segundo (CANDIDOA FERREIRA, 2017) Atualmente, no Brasil existem cerca de 62.154 ACE (BRASIL, 2016), na maioria das vezes estes profissionais estão expostos a muitos fatores de risco, tais como: químicos, físicos, biológicos, ergonômicos, sociais e de acidentes, que podem agir sinergicamente, sujeitando esses trabalhadores à possibilidade de desenvolver diversas enfermidades e agravos à saúde.

Estes autores também consideram que são escassos os estudos que avaliam os riscos relacionados às atividades dos ACE no Brasil.

Nos seu estudo relataram a insegurança das bolsas dos ACEs pois carregam agente químico e peso também, mas os dados também relataram outros riscos como alguns riscos de acidentes aos quais estão expostos, os mais comuns são quedas de escadas, picadas de animais peçonhentos, mordida de cachorro e riscos de acidente no trajeto de suas atividades. Acidente de trajeto é o acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência para o local de trabalho ou vice-versa, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do empregado, em horários e trajetos compatíveis (PEIXOTO, 2010). A maioria (95,8%) possui algum veículo, carro ou motocicleta, no qual se locomovem para seus respectivos itinerários ou em veículos da Secretaria da Saúde, dessa forma, correm risco de acidente.  

Segundo (CANDIDOA FERREIRA, 2017)   De acordo com a Norma Regulamentadora 9 – NR 9 (BRASIL, 2014a), consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.  Entre os riscos físicos, podem ser citados a exposição diária ao sol (radiação ultravioleta), como também a chuva, todos os participantes relataram exercerem suas atividades na maioria do tempo em céu aberto. Segundo a Norma Regulamentadora – NR 21 (BRASIL, 1999), nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries.

Nesta pesquisa que pesquisei e observei seu dados descreve também o perigo da falta de não habilidade e conhecimentos ao trato com a  qualidade nas orientações recebidas para o manuseio e aplicação de pesticidas que  seu resultado mostraram que são razoáveis ou insuficientes, assim no meu ver gera um risco maior de a exposição de tais substâncias é um fator diretamente relacionado ao processo de intoxicação ocupacional, sendo o tempo de contato com a substância, em que quanto maior o tempo de jornada de trabalho com estas substâncias, maior será a exposição (MOTA, 2009). Assim nos remete que também há um grande risco a saúde a falta de conscientização e manuseio correto destes pesticidas no seu ambiente de trabalho e do trabalhado do ACEs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com