TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa Sobre Minivolei

Por:   •  2/9/2020  •  Dissertação  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

NOME COMPLETO: Ana Carolina Batita

 DATA: 31/05/2020

PÓLO: UAB -  Boa Esperança

DISCIPLINA: Iniciação ao Voleibol

TUTOR E PROFESSORA: Rodrigo de Magalhães Vianna

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE

Levando em consideração as fases do Mini-vôlei, e a sequência proposta por Bojikian e Bojikian (2012), apresente uma proposta de exercícios que desenvolva uma das fases dos Mini-vôlei, seguindo toda sequência de etapas defendida por Bojikian, no ensino do voleibol.

A proposta será direcionada para alunos da 2º fase, sendo assim as atividades visam atingir alunos com idade entre 10 e 12 anos com o objetivo de desenvolver habilidades tais como:  

- Capacidade espaço-temporal ;

- Habilidades motoras adaptadas ao voleibol;

 - Combinação das habilidades desenvolvidas na etapa anterior ;

- Familiarização com a quadra e a rede, mesmo que não sejam nas medidas oficiais;

 - Atividades com lançamento da bola por baixo e por cima da rede;

 - Jogos adaptados sobre a rede.

Durante esta fase, o objetivo do trabalho é o alcance dos gestos técnicos básicos: saque por baixo, manchete, toque e ataque em toque. Procura-se o aperfeiçoamento da manchete para uma possível situação de defesa e para a recepção do saque. Na preparação física, se introduz os saltos, agilidade e flexibilidade, favorecendo o processo de aprendizagem do bloqueio e do ataque. Nesta fase o mini jogo pode ser 3x3, sem se atentar as regras, o senso de coletividade é a principal intenção. Coloca-se o ataque com e sem salto, aperfeiçoamento do levantamento, diferentes variações de ataque e de habilidades de defesa com queda, com contínua preparação física. Jogo preferencialmente 3x3. Campo de Jogo: 9 x 4,5 metros. Altura da rede (ou corda): 2,10 metros. Os materiais a serem utilizados neta fase incluem data show, bolas, colchonetes, bastões (para trabalho de flexibilidade), rede e quadra.

Desta forma podemos utilizar como primeiro item da sequencia de aprendizagem aspectos de conscientização corporal e habilidades motoras especificas, primeiramente com sessões de alongamentos e treinos de flexibilidade e mobilidade com a utilização de bastões. Para o mergulho teremos atividades de rolamento no colchonete e posteriormente formando duplas para que um aluno lance a bola enquanto o outro recebe com mergulho no colchonete. Para velocidade e reação podemos utilizar a seguinte atividade: De pé e dispersos pelo espaço de aula, os alunos deverão experimentar a transferência do peso de seu corpo para os calcanhares e para a ponta dos pés, realizando uma leve flexão das pernas, simulando sentar-se em uma cadeira imaginária e a largada para uma prova de natação, por exemplo.  Estes deverão perceber um ligeiro desequilíbrio de seus corpos para frente e para trás. Para agilidade um circuito de mini cones lado a lado para que os alunos corram entre eles sem encostar os pés nos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com