TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA DIDATICA

Trabalho Universitário: TAREFA DIDATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  5.500 Visualizações

Página 1 de 5

Tarefa Didática Geral: para quê?

Adão Jorge Aniceto da Silva

Quando nos referimos ao conceito de Educação, podemos levar em consideração o que tange a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que descreve a educação como algo que abrange “processos formativos desenvolvidos na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, pesquisa e manifestações culturais [...]” (lei 9394/96).

Desta forma, podemos concluir que a educação ocorre em todo o momento da vida humana, nas relações interpessoais em sua comunidade e país ou aculturamentos que podem ocorrer com a influência de outros povos, estas relações são responsáveis pelo aprimoramento de conhecimentos já utilizados e na construção de novos conhecimentos, também ocorre com esta interação, à mudança de percepção/visão de mundo do indivíduo. Desta forma, podemos afirmar que a educação ocorre por toda a vida do ser humano.

Num outro conceito de educação, podemos a firmar que:

A Educação é uma atividade social, política e econômica, que se manifesta de diversas formas e que seu sistema de ações e operações exercem influências na formação de convicções para o desenvolvimento humano do ser social e do ser individual. (ICCP, 1988).

Para Martins,J (1990) a educação é um processo de ação da sociedade sobre o educando, visando entregá-lo segundo seus padrões sociais, econômicos, políticos, e seus interesses. Reconhece-se aqui a necessária preparação para a vida, já referida em outras definições e que só se logra a através de convicções fortes e bem definidas de acordo com esses padrões. Por isso é tão importante, mas que uma definição o mais precisa possível, a caracterização deste objeto de estudo e pesquisa da Pedagogia.

Instrução: Segundo Baranov, S.P. et al. (1989, p. 22) "a instrução constitui o aspecto da educação que compreende o sistema de valores científicos culturais, acumulados pela humanidade". Neste prisma, a instrução é bastante comparada com o conceito de Educação, contudo instrução refere-se às diretivas de com fazer o processo educativo, processos descritos de acordo com as experiências e conclusões de um grupo, com o objetivo de dar forma a um conjunto de regras que serão utilizadas no processo de educar. Logo, a instrução não é intrínseca à educação, contudo, fazendo uso da instrução, é que se pratica a educação.

De acordo com a Wikipédia, o ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas.

O ensino pode ser praticado de diferentes formas.

As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma, certificação, profissionais de ensino, etc.O ensino informal está relacionado ao processo de socialização do homem. Ocorre durante toda a vida, muitas vezes até mesmo de forma não intencional. O ensino não-formal, por sua vez, é intencional. Em geral é aquele relacionado a processos de desenvolvimento de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos, praticadas por movimentos populares, associações, grêmios, etc. Os limites entre essas três categorias de educação não são extremamente rígidos, são permeáveis. Pois estamos aprendendo constantemente e por diferentes vias e agentes.

Gaje define ensino como “qualquer influência interpessoal cujo propósito é mudar os modos segundo os quais as pessoas poderão ou virão a comportar-se” (2000, p. 45). Desta forma, podemos chegar a conclusão, que o ensino pode ocorrer em qualquer lugar, independe da figura do professor, pois estamos aprendendo à todo momento, com as relações interpessoais.

A Didática é uma área da Pedagogia, uma das matérias fundamentais na formação dos professores, de acordo com Libâneo (1990, p. 25) é a “teoria do ensino” e cabe a ela estudar e descrever os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino.

Demonstra ainda Libâneo:

A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecerem os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. (LIBÂNEO 1990 p. 26).

Assim sendo, é tarefa da didática trabalhar no desenvolvimento da capacidade crítica dos professores em formação com o objetivo destes criarem sua visão do que é o ensino na comunidade/estado em que vivem. “Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar e “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da didática.” (PACIEVITCH 2009).

Segundo Libâneo, didática ainda é:

Uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com