TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação fisica

Por:   •  22/8/2017  •  Artigo  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Educação física está ligada a área dos saberes humanos estando junta as práticas corporais produzidas pela humanidade. Ela é o procedimento pedagógico que objetiva a formação do homem preparado para conduzir totalmente as suas atividades. Acaba trabalhando num sentido extenso, com a precaução de certas doenças.

É uma área onde atua o profissional graduado em educação física (licenciatura e bacharelado). A licenciatura e o bacharelado têm o objetivo de estar formando professores físicos para estar mostrando a habilidade física das pessoas, e a prevenção da saúde, do corpo e da mente. Porém existem uma diferença entre os dois, a licenciatura forma professores que irão atuar na educação básica como ensino fundamental, ensino infantil e ensino médio, já o bacharelado forma profissionais que irão atuar em lugares não escolar como clubes, academias, entre outros.

Para estar atuando como professor de educação física é necessário um curso superior onde estará estudando os fatores psicológicos, filosóficos, fisiológicos, genéticos entre outros das atividades físicas como suas proporções grupais e psicomotoras. Deve ser capaz de conduzir jogos e atividades lúdicas de forma correta, cuidando da postura correta dos integrantes, do respeito, das normas do jogo ou atividade, de estar assegurando o interesse de todos. Precisa estar trabalhando os recursos físicos que se relacionam a saúde, a resistência muscular localizada, a flexibilidade, o controle da composição corporal, a condição aeróbica e desenvolvimento de qualidades físicas. Existe uma grande diferença entre educação física e esporte, a primeira se diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico também, já o esporte está ligado a várias modalidades que são organizadas. Esta diferença é de grande importância pois encontram-se pessoas que acham que essas duas palavras tem o mesmo sentido.

Sempre acontece uma confusão em cima das duas graduações, sendo comum confundir o curso de educação física com o curso de esporte ou ciências do esporte. Com isso quem é formado em educação física tem matérias mais ligadas nas áreas de ciências biológicas e da saúde, onde estará se preparando para atuar no ensino pedagógico aplicando atividade físicas tanto em escolas como em academias ou centros de esporte. Já quem é formado em esporte ou ciências do esporte, sempre atua como técnico, preparador físico dos atletas, organizador de eventos esportivos entre outros.

Com isso percebe-se a importância da educação física no cotidiano da sociedade, pois a mesma não é apenas jogar bola, ela está ligada ao preparo físico, a manutenção do corpo, a saúde do ser humano, um profissional dessa área não é apenas mais um na sociedade, mas sim aquele que lutou em busca de uma sociedade mais preparada e estimulada ao exercício físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com