TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A eletrização por atrito

Tese: A eletrização por atrito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  Tese  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Esse experimento tem como objetivo verificar – de forma bem didática, utilizando materiais que temos no nosso dia – como ocorrem os processos de eletrização por atrito e a indução eletrostática aplicada a um corpo neutro.

Eletrização por atrito é o processo simples de geração de cargas eletrostáticas, ele ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (perde elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganha elétrons).

A eletrização por atrito é mais forte quando é feita por corpos isolantes, pois os elétrons permanecem nas regiões atritadas e não acontece entre metais porque eles são bons condutores e a descarga é muito rápida, não conseguindo mantê-los eletrificado.

Já o processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado, o indutor, é colocado próximo ao corpo neutro, o induzido, e isso permite que as cargas do indutor atraiam (cargas diferentes) ou repilam (cargas iguais) as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atração e Repulsão entre as cargas elétricas.

As distribuições de cargas no corpo induzido mantêm-se apenas na presença do corpo indutor. Para eletrizar o induzido deve-se colocá-lo em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores, antes de afastá-lo do indutor.

Materiais Utilizados

• Pedaço de papel alumínio;

• Um canudo de plástico reto;

• Um canudo de plástico sanfonado;

• Um copo de plástico;

• Um pedaço de fio de nylon;

• Folha de papel toalha.

Montagem

Passo a passo:

1. Vire o copo plástico de cabeça para baixo e faça um furo no fundo, de forma que dê para encaixar o canudo no mesmo.

2. Coloque o canudo sanfonado no furo feito anteriormente.

3. Faça uma pequena bolinha com o papel alumínio.

4. Amarre uma das pontas do fio de nylon na extremidade do canudo.

5. Em seguida na outra ponta do fio de nylon, amarre a bolinha de alumínio.

Feito isso, pode-se dar início ao experimento.

Procedimento

Quando aproximamos o canudo sem ele sofrer atrito, a bolinha não sofre nenhuma reação, ou seja, não há uma diferença de carga elétrica que irá fazer com que ele sofra atração ou repulsão.

Já quando o canudo é atritado em um papel toalha, ele irá perder elétrons, tornando-se assim eletrificado positivamente. Assim ao aproximá-lo da bolinha de alumínio que está com carga nula, ela irá atrair os elétrons do lado mais próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com