TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Na Formação Do Profissional Em Educação Física

Por:   •  9/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

SLIDE 2

O que iremos falar?

A partir de um estudo utilizando revisão de literatura, vamos explicar a ética aplicada na formação do profissional de educação física, como surgiu e como influência sua aplicação de modo geral. Nós como um todo sempre procuramos a excelência e na nossa vida profissional não é diferente, o sucesso surge não apenas através da competência e habilidade adquiridas com o processo de aprendizagem, mas também por meio de organizações e segurança nos procedimentos realizados.

SLIDE 3

Para começar a entender tudo isso precisamos entender da origem da educação fisica e o profissional de educação física

A E.F. é uma atividade realizada no Brasil desde 1500 observada a partir da cultura indigena onde realizavam brincadeiras, danças, praticas de sobrevivencia e outras.

Aperfeiçoamento da EF com o tempo e em 1978 com a publicação da Carta Internacional de Educação Física e Esportes, documento elaborado pela UNESCO, o esporte passou a ser estimulado tanto para pessoas comuns, quanto para crianças e adolescentes em incentivo ao esporte educativo e também terapêutico, para melhora da saúde. Posteriormente a atividade física passou a ser também um esporte de competição.

Quem é o profissional de educação física?

É o principal responsável pela orientação física das diversas formas da execução de esportes, exercícios e atividades físicas.

O profissional de Educação Física tem a capacidade de orientar e auxiliar adultos, crianças, gestantes, idosos, portadores de deficiência física, doentes cardíacos, enfim todos os indivíduos a realizarem atividades e práticas de exercícios físicos podendo ser em grupo ou individualmente, favorecendo em seu tratamento, reabilitação, promoção a saúde, preparam indivíduos para modalidades desportivas.

O que é necessário para atuar??

A formação superior é feita para adquirir habilidades, competência e conhecimentos teórico-práticos, mas para atuar o registro do profissional também é necessário. O diploma e o registro do profissional não lhe permite apenas a atuação legal na sua área, mas também possibilita a partir do conhecimento adquirido na graduação a oportunidade de agir com competência, realizar condutas e tomadas de decisões profissionais para o melhor atendimento do individuo.

SLIDE 4

Ética e moral para o profissional de EF

Cref -> Para que um profissional de Educação Física possa falar e agir com ética e moral é necessário distinguir o certo do errado em relação a um fato, sendo que a dignidade do ser humano e o caminho a ser escolhido por ele para organizar sua vida na sociedade, é considerado a base que o define e o que o sustenta.

Ética e lei

A ética profissional pode, então, ser conceituada como o conjunto de condutas técnicas e sociais exigidas por uma determinada classe aos membros que a ela são ligados. A obediência ao código de conduta identifica o profissional como ético.

Nem todos os profissionais agem responsavelmente, e nem sendo éticos em suas atividades, deixando de ter profissionalismo e agredindo os princípios básicos da lei como a integridade e honestidade.

Portanto, a lei é sinônimo de norma, ou seja, de regras estabelecidas para se obedecer, lei estabelecida para cumprir as normas, agir com ética e moral, sob o efeito de penalidade se descumprida.

SLIDE 5

ÉTICA PROFISSIONAL

Para dar suporte ao profissional de educação física, e ao mesmo tempo garantir as pessoas um serviço de qualidade, humanizado realizado por profissionais responsáveis, e defender o consumidor, foi sancionada em 1º de setembro de 1998 a Lei nº 9696 do Exercício Profissional de Educação Física

E para auxiliar esta lei foi criado o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e os Conselhos Regionais de Educação Física (CREF’s)

A lei nº 9696/98 foi regulamentada a Profissão de Educação Física. Para reforçar a responsabilidade do profissional o Art. 3º desta Lei aponta que: Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com