TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE ANATOMIA E APARELHO NEURO MOTOR

Acadêmico: Clayton Ávila Pinheiro de Almeida RA: 1169832

 1) Quais músculos atuam na extensão e adução do quadril ou coxa? Quais músculos atuam na flexão do joelho? Quais músculos atuam na dorsiflexão e eversão do pé?

Extensão e abdução do quadril: Os músculos que atuam na extensão e adução do quadril e coxa são: bíceps femoral, semitendíneo, pectíneo, adutor longo, adutor curto, adutor magno.  

Flexão do joelho: os músculos que atuam na flexão dos joelhos são: bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, sartório, gastrocnêmios (auxiliam), poplíteo (auxilia) e plantar delgado.

Dorsiflexão: Os músculos que atuam na dorsiflexão são: Tibial anterior, Extensor longo do hálux, Extensor longo dos dedos, Fibular terceiro (ou anterior).

2) O que seria um músculo agonista e postural em um movimento?

Os músculos agonista são os agentes principais na execução de um movimento. Geralmente são os músculos que se contraem ativamente, sendo que além daqueles que produzem movimentos, também são considerados agonista os que se contraem para permitir a manutenção de uma postura. Um exemplo de músculo agonista é o glúteo médio no movimento de abdução da coxa. 

Os músculos posturais possuem metabolismos glicolítico, são fibras do tipo I, que possui capacidade de disparar lenta e sucessivas vezes sem apresentar fadiga. Em contrapartida, músculos fásicos possuem metabolismo oxidativo, fibras do tipo II, de velocidade de disparo rápida e com propensão a fadiga. Alem dessas características, existe outra bastante relevante na realização de um bom plano terapêutico de disfunção muscular. Músculos posturais são mais propensos a encurtar, enquanto músculos fásicos a ficar fraco.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • DANGELO, José Geraldo, FATTINI, Carlo Américo. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 2.ed.São Paulo: Atheneu, 2000.
  • http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/alternativa/fisiologia_membro_inferior.ht

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com