TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA RELAÇÃO DOS TIMES EM QUE OS SUJEITOS TORCEM COM A SUA RENDA MENSAL

Por:   •  10/7/2018  •  Resenha  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS PARANAVAÍ

BIANCA CAMARGO AVANÇO

CARLA RIBEIRO LUCIANI

IZABELY KATIANE ARGENTÃO ARNEIRO

LAÍSLA MAGO DA SILVA

LARISSA CAMILO ARANTES

LETÍCIA DOS SANTOS FARIAS

VINICIUS DERESTE LIMA

ANALÍSE DA RELAÇÃO DOS TIMES EM QUE OS SUJEITOS TORCEM COM A SUA RENDA MENSAL

Amostra coletada com os acadêmicos da 3ª série do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.

PARANAVAÍ

2018

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS PARANAVAÍ

BIANCA CAMARGO AVANÇO

CARLA RIBEIRO LUCIANI

IZABELY KATIANE ARGENTÃO ARNEIRO

LAÍSLA MAGO DA SILVA

LARISSA CAMILO ARANTES

LETÍCIA DOS SANTOS FARIAS

VINICIUS DERESTE LIMA

ANALÍSE DA RELAÇÃO DOS TIMES EM QUE OS SUJEITOS TORCEM COM A SUA RENDA MENSAL

Amostra coletada com os acadêmicos da 3ª série do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.

Trabalho apresentado à disciplina de Bioestatística e Epidemiologia da Atividade Física, para obtenção parcial da nota do 2° bimestre. Sob orientação da professor: Sergio R. Adriano Prati.

PARANAVAÍ

2018

1.INTRODUÇÃO

O esporte, especialmente o futebol constitui um fenômeno social, econômico e político, no qual contribui para o desenvolvimento do ser humano, uma vez que este entra cada vez mais nos espaços sociais, nas casas, escolas, trabalho, influenciando a sociabilidade das pessoas.  

O autor GIOVANNI (2005) entende o esporte, sobretudo o futebol associado à indústria cultural, a mercantilização, ou seja, a atividade econômica quando nos referimos aos valores sociais em forma de materialização. Seja um símbolo sonoro, um objeto usado de um modo determinado, uma roupa, um gesto, uma prática corporal, ou qualquer coisa pode se tornar uma expressão de valores. Deste modo, estes elementos materializados simbolizam para a sociedade que seu portador transmite certo valor a esse material.

Kotler e Keller (2006) dispõem que a marca possui um serviço, no qual agrega características que o diferenciam de alguma maneira de outro produto, podendo ser diferenças funcionais, racionais, emocionais ou simbólicas no desempenho do produto.

Todavia, Martins (1999) alega que a melhor ação das marcas bem sucedidas é a associação da essência do produto com a emoção que existe no imaginário geral das pessoas que formam uma sociedade gerando, portanto, o consumismo.  

No entanto BETTI (1997) nota a imagem da atividade esportiva como impulso para a felicidade, meio de educação, fonte de enriquecimento pessoal e social opõe-se a imagem do esporte da sociedade de consumo, guiada pelo culto do sensacional e o ídolo.

Por conseguinte o autor comenta também sobre o tempo de transmissões de rádio e de televisão, já que é combinado com a categorização de horários nobres apropriados perante a sociedade, isto nos sugere que o tempo disponível torna-se mercadoria no processo de troca, principalmente na mercantilização dos bens culturais.  Pois somos todos consumidores potenciais do esporte-espetáculo, como telespectadores ou torcedores nos estádios e quadras.

 Assim sendo, o espetáculo esportivo se constitui e se desenvolve num mercado onde o consumo se define pelo tempo socialmente disponível, preponderantemente comercializado pela mídia tornando a figura do espectador disposto a pagar para assistir a uma competição esportiva e assim financiar o sistema comercial do esporte.

         Deste modo, o objetivo deste trabalho é encontrar qual time citado na pesquisa possui indivíduos com a renda mais elevada, portanto, possui uma vida mais estável, menos influenciado pela mercantilização do esporte e qual time possui torcedores com a renda mais baixa, uma vez que possuem uma vida menos estável e influenciada de certo modo pela mercantilização do esporte.

2. METODOLOGIA

O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de campo, conforme menciona ANDRADE (2010), o procedimento é a maneira pela qual é possível obter dados necessários, sendo a pesquisa baseada na observação dos fatos que ocorrem na realidade, o pesquisador coleta dados em campo, sendo necessária a utilização de técnicas específicas, como a observação direta, os formulários e as entrevistas.

 Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, onde foi aplicado nos acadêmicos da 3ª série do curso de Educação Física na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, onde receberão instruções prévias sobre o preenchimento do instrumento, respondendo individualmente.

Os acadêmicos dessa amostra é constituído por 32 pessoas, ou seja, a população utilizada na amostra, sendo 18 homens e 14 mulheres na cidade de Paranavaí, no estado Paraná, no mês de abril de 2018.

3. ANALÍSE DE DADOS

 A pesquisa contém variável independente e dependente, no qual a primeira descreve que o valor do lado não depende de nenhum outro valor ou medida que varia, como a idade e time já a segunda o valor que depende de outro valor ou medida variável como a renda mensal que depende do tempo de serviço para que esta aumente.

 Portanto, neste trabalho apresentamos uma descrição dos dados utilizados na pesquisa como a variável idade, renda, tempo de serviço e time que torce, no entanto apresentamos a frequência do indivíduo na variável idade, renda e tempo de serviço e frequência relativa na variável time que torcem ilustradas na tabela 1:

CLASSES

Sexo

IDADE

FI

RENDA

FI

TEMPO DE SERVIÇO

FI

TIME QUE TORCE

FR

1

FEM 14

19 a 24.5

26

0.0 a 0.61

22

0 a 1.5

10

CORINTHIANS

37.5

2

MAS18

24.5 a 30

3

0.61 a 1.22

7

1.5 a 3

10

PALMEIRAS

18.75

3

30 a 35.5

1

1.22 a 1.83

0

3 a 4.5

5

SÃO PAULO

15.62

4

35.5 a 41

1

1.83 a 2.44

2

4.5 a 6

4

SANTOS

9,37

5

41 a 46.5

0

2.44 a 3.5

0

6 a 7.5

0

FLAMENGO

6.25

6

46.5 a 52

1

3.5 a 4.0

1

7.5 a 10

3

PRAIA CLUBE

6.25

Nº.TOTAL    32

VASCO

3.12

NENHUM

3.12

Tabela 1 – Descrição de dados utilizados na pesquisa.

Por conseguinte, apresentamos uma análise de dados em relação à frequência relativa por time, no qual o time do Corinthians apresenta a maior frequência relativa com 37.5 % e o time do Vasco a menor com 3.12%. No entanto o time do Corinthians é a equipe que apresentam mais torcedores, sendo 12 no total e o time do Vasco é a equipe que contém menos torcedores, com apenas1torcedor, ilustrados no gráfico 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (324 Kb)   docx (135.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com